No início deste mês, uma ação de limpeza conjunta dos municípios de Goiândira e Nova Aurora envolvendo as secretarias municipais de Meio Ambiente, dentro do “Projeto Coleta Seletiva” realizaram no último dia 11 de junho, no Rio Veríssimo, mais precisamente na represa da Usina Goiás Sul, que fica entre os municípios de Nova Aurora e o Povoado do Veríssimo – Goiandira.
Neste dia, dezenas de voluntários, canoeiros e colaboradores das gestões municipais de Goiandira e Nova Aurora, abraçaram a causa da limpeza do Rio Veríssimo retirando mais de uma tonelada de lixo em um trecho de 10 Km rio acima, local que é considerado uma área de preservação permanente.
A iniciativa é do “Projeto Veríssimo Sem Lixo” e a atividade fez parte da Semana Mundial de Meio Ambiente.
A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Administração dos municípios de Goiandira e Nova Aurora, além da participação de voluntários, Corpo de Bombeiros, Patrulha Rural, Polícia Militar e Polícia Ambiental.
Uma pilha de garrafas descartadas no local chamou atenção dos voluntários, assim como tambores e até isopor. Foi recolhida, também, quantidade expressiva de plástico, como sacolas, copos e garrafas pets, fragmentos de isopor, restos de apetrechos de pesca, linhas e redes de nylon.
Leandro Marques, Secretário Municipal de Meio Ambiente, explicou que a Limpeza do Rio Veríssimo – Todos Juntos Por Uma Causa teve como objetivo recolher o excesso de resíduos as margens do rio. “A ação foi muito importante por muitos motivos. Agradeço a todos os colaboradores tanto de Goiandira pela organização, também a todos apoiadores e parceiros e a cada voluntário por procurar fazer a sua parte reconhecendo a importância do Rio Veríssimo na nossas vidas! Importante que ação como esta continuem ocorrendo, porque além do ato em si de retirar uma grande quantidade de resíduos do nosso Rio Veríssimo ainda conecta a população (tanto a que participou quanto a que tomará conhecimento do evento) da importância do Rio e a ações que precisam ser feitas visando a saúde dele como a despoluição e que tenhamos água em quantidade e qualidade para diferentes usos para a população. Fundamental o engajamento de tantas pessoas. Acaba ampliando a motivação de cada um e fazendo com que além da quantidade de resíduos recolhida seja maior, também crie o vínculo das pessoas com o Rio. Aumentando ainda a cobrança de nós gestores para questões ambientais e que refletem também em questões sociais e econômicas. Encontramos muitos itens diferentes as margens do Rio. O que é muito triste, muitas garrafas, plásticos, latas, tênis, além , algo que aparentava ser uma geladeira, móveis, e até resíduos de construção na margem do Rio. Muito precisa ser feito também para conscientizar e vamos fazer diante a dinâmica dada pelo prefeito Allisson Peixoto”, afirmou o secretário.
O prefeito de Goiandira, Allisson Henrique Barbosa Peixoto disse que “essa Limpeza tem um efeito prático e simbólico incrível, primeiro que o movimento da sociedade é muito importante – tem a participação do poder público, envolvendo a nossa gestão de Goiandira e a de Nova Aurora do prefeito Junior Marreco, mas a motivação foi da sociedade e isso tem uma força de propagação muito maior, e segundo, que isso aqui é resultado do lixo que o ser humano joga. Remete que a responsabilidade do Meio Ambiente é de todos nós, não podemos acabar com aquilo que mantém a cidade viva, e o que mantém a cidade viva são as nossas águas, os nossos rios. Infelizmente dá uma tristeza de ver esse lixo que está aí, mas ao mesmo tempo dá orgulho de ver que tantos estiveram envolvidos nessa ação. O Rio Veríssimo é um patrimônio nosso”, afirmou o Chefe do Executivo de Goiandira.
O prefeito de Nova Aurora, João Pimenta de Pádua Júnior – o Júnior Marreco salientou “A maior importância não é só a parte do recolhimento do lixo, é a parte da sensibilização, a conscientização de todos quanto à problemática da poluição. Nova Aurora abraçou a causa, pois temos que preservar a vida do Rio Veríssimo, para manter a sua vazão ecológica”.
O Secretário de Meio Ambiente, Paulo Fernandes Martins, esteve presente e agradeceu o empenho dos voluntários. “É triste constatarmos quanto lixo acaba sendo deixado pelos frequentadores em locais como a Rio Veríssimo, um dos bens naturais do nosso município. Aproveito para agradecer aos que estiveram aqui na manhã deste sábado e pedir para que os nova-aurorenses sejam, além de conscientes, disseminadores das boas práticas para o Meio Ambiente”
O número de voluntários foi reduzido, nesta ocasião, para que nenhum tipo de aglomeração fosse gerada, seguindo os protocolos de controle à disseminação da Covid-19.
A atividade teve ponto de saída da chácara do prefeito de Nova Aurora Júnior Marreco, aonde foi oferecido um café da manhã até o Povoado do Veríssimo aonde foi servido um almoço no Salão da Igreja.
VEJA MAIS FOTOS:
Publicado por: Badiinho Filho/Com informações da Secom – Prefeitura de Goiandira.