No último final de semana os bombeiros de Catalão tiveram que deslocar grande efetivo para atenderem ocorrências de incêndio em vegetação, que nesta época do ano aumentam significativa, ainda misturando imprudência com a irresponsabilidade de algumas pessoas, que ainda insistem na prática de atear fogo em lotes baldios e atém mesmo em aréas de preservação ambiental como o Pasto do Pedrinho, Mata do Setor Universitário, Morro da Saudade, dentre várias outras.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Catalão, somente neste ano, os militares do 10º Batalhão Bombeiro Militar já atenderam um total de 206 ocorrências de incêndio em vegetação no município, quando em todo 2020, o número total de ocorrências dessa modalidade foram de 388.
DOIS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO FORAM COMBATIDOS NO ÚLTIMO SÁBADO (07), UM DELES PRÓXIMO PASTO DO PEDRINHO
Conforme relatamos acima a constância de incêndios em vegetação em áreas de preservação, o primeiro a ser combatido ainda na manhã do último sábado (07) foi nas proximidades do Pasto do Pedrinho.
A comunicação do 10º BBM informou que eles foram acionados para combate a incêndio na área de preservação do Pasto do Pedrinho por volta das 11hrs. Chegando ao local, a equipe se deparamos com incêndio no mato que estava do lado de fora da cerca e, no local, havia muito entulho e lixo jogado. Diante da situação, eles utilizaram chamado o mangotinho da viatura ABTS-17 e mais um soprador para combaterem o incêndio, onde posteriormente tiveram ainda que fazerem o rescaldo de alguns pedaços de madeira que estavam em brasa, informando a equipe que foram utilizados aproximadamente 200 litros de água.
Por sorte e agilidade, os bombeiros então conseguiram conter o incêndio em seu principio fora da cerca, ou seja, as chamas não atingiram a área de preservação do Pasto do Pedrinho.
FOGO EM LOTE BALDIO DO BAIRRO SANTA CRUZ É APAGADO PELOS BOMBEIROS
Ainda no sábado (07), só que às 19hrs, novamente a equipe do Corpo de Bombeiros de Catalão foram acionados para combaterem a um incêndio em terreno baldio, no local nos deparamos com incêndio em lote baldio que já havia queimado parte e que estava queimando a outra parte que foi preservada anteriormente.
Os bombeiros informaram que essa ocorrência, foi utilizando soprador apenas para extinguirem as chamas, conseguindo ainda preservar dessa vez aproximadamente 50 M², sendo que foi queimando aproximadamente 250 M², porém, com certa dificuldade pela quantidade de entulho e buracos no terreno que tornava o deslocamento inseguro.
NÃO PRATIQUE QUEIMADAS
Há mais de 130 dias sem chuva, a seca castiga nossa região, o que aumenta as incidências de queimadas, porém, ela não pode ser praticada por nós cidadãos, pois esse tempo quente derruba acentuadamente a umidade relativa do ar que nesses últimos dias está abaixo dos 30%, contribuindo para aumento nos casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos, além dos inúmeros prejuízos ambientais.
CORPO DE BOMBEIROS DE GOIÁS REALIZA “OPERAÇÃO CERRADO VIVO”
Lembrando que o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás realiza a “Operação Cerrado Vivo”, composta por duas fases. A primeira é a de prevenção e preparação, que começa todo mês de janeiro e termina em junho. Já a segunda, que vai de julho a dezembro, é a fase de resposta quando há emprego de reforço operacional para o combate dos focos de incêndio em todo Estado de Goiás.
De 2011 a 2020 o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) atendeu em média 6,5 mil ocorrências de combate a incêndio em vegetação por ano, sendo que no ano de 2020 a Corporação atuou diretamente em 10.311 ocorrências desta natureza. Além do combate às queimadas, a operação também atuará com ações de fiscalização de incêndios urbanos, por meio de parceria com as prefeituras.
Ver essa foto no Instagram
Escrito por: Badiinho Filho/Informações do 10º BBM