O governador Ronaldo Caiado (DEM) convidou o MDB para participar de sua chapa majoritária nas eleições do ano que vem. A proposta foi feita em reunião com membros da executiva emedebista que é realizada neste momento na sede do diretório do partido.
Ao formalizar o convite, Caiado lembrou das eleições de 2014, quando teve apoio do MDB e foi candidato mais votado em Aparecida de Goiânia e Jataí, duas bases eleitorais importantes para o presidente do MDB, Daniel Vilela, e seu pai, Maguito Vilela, que foi eleito prefeito de Goiânia no ano passado mas morreu em decorrência de complicações da Covid-19.
Ele também afirmou que tomou a decisão “com muita tranquilidade” e que a aliança tem um significado político “muito forte” para o futuro do estado de Goiás. Após o convite, Daniel afirmou que o partido está honrado e que pretende consultar as lideranças do partido “o mais rápido possível”.
De acordo com informações, a tendência é a de que, após o evento de hoje, Daniel Vilela, que é cotado para vide de Caiado na disputa do ano que vem, intensifique as conversas sobre a posição do partido em 2022. Vilela disse o governador que agora precisa acelerar o processo de consulta ao partido para responder ao convite para compor a chapa majoritária do democrata em 2022. A expectativa tanto de governistas quanto da cúpula emedebista é a de que deve haver um ato de formalização do apoio emedebista à reeleição do governador nas próximas semanas.
Por hora, quem tem resistido é o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, que tem defendido candidatura própria. Opositor de Caiado, ele próprio é cotado para disputar o cargo de governador.
Também participaram da reunião o deputado estadual Humberto Aidar (MDB), e o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves.
Publicado por: Badiinho Filho/Com informações do O Popular