Setembro marca a transição entre o inverno e início da primavera que começa oficialmente no dia 22, tendo como principal característica aumento nas temperaturas, assim terá a presença da massa de ar seco que ganha cada vez mais força durante o final de semana na região Centro-Sul do Estado de Goiás, provocando muito calor e temperaturas altas, inibindo a formação de chuvas carregadas, sem previsão de chuva para os próximos dias.
A umidade relativa do ar diminui drasticamente nas horas mais quentes do dia com valores previstos inferiores a 20%.
De acordo com o climatologista, Rafael Ávila, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o sol vai brilhar forte até o feriado de 7 de setembro de 2021, com variação de nebulosidade. A temperatura mínima prevista será de 17 °C e a máxima estimada é de 32°C na região.
As informações acima foram concedidas ao Badiinho pelo professor Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com base nos dados da Secretaria de Estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Publicado por: Badiinho Filho