O Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, anunciou na tarde de ontem, sexta-feira (31), que o Hospital de Campanha (HCamp) para atendimento exclusivo para casos de Covid-19 no município para ser desativado, que ocorrerá neste domingo, 31 de outubro, às 19hrs, sendo o último horário de funcionamento.
Em entrevista para alguns veículos de comunicação local, Velomar Rios disse que o momento sanitário que Catalão está vivendo, permite a desativação do HCamp, e pedindo ele a Deus, que não se tenha mais nenhuma avalanche de pandemia, sendo necessária a criação de estruturas específicas.
De acordo com Velormar Rios, em 14 meses e 12 dias, o HCamp montado no Hospital Materno Infantil, 36.784 pessoas foram atendidas, dessas, 1.101 pessoas foram internadas no Hospital de Campanha, e um total de 753 pessoas foram embora de lá para suas casas, outras 341 pessoas encaminhadas para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e outras 17 pessoas que passaram pelo HCamp, não resistiram a doença e perderam suas vidas.
Velormar Rios explicou que o que levou em consideração para a decisão de desativação do HCamp, foi que o monitoramento feito durante o mês de outubro, classificando o evento teste o feriado prolongado de 12 de Outubro, data essa em que a população se movimentou bastante, sendo registrado apenas 119 testados positivos na cidade, um total de 6 óbitos notificados, dos quais, 2 ocorridos no mês de Julho e 1 no mês de fevereiro, mas que foram notificados no mês de outubro, ou seja, 3 mortes por Covid-19 foram registradas neste mês.
Também nesse mês, um total de 32 internações clínicas e 26 internações em UTIs. Até ontem, sexta-feira (29), 2 pacientes encontravam-se internados em UTIs, sem nenhum registro de internações clínicas por Covid-19.
Hospital Nasr Faiad também vai desativar da ala Covid-19 neste domingo
O Secretário de Saúde, Velomar Rios, na mesma entrevista, disse que juntamente com o HCamp do município, o Hospital Nasr Faiad, neste domingo (31), também vai encerrar suas atividades no atendimento a Covid-19, ou seja, irá desfazer sua estrutura montada, ficando revigorado o fluxo para os demais atendimentos na área da saúde.
Ver essa foto no Instagram
Publicado por: Badiinho Moisés