O ministro da Educação, Milton Ribeiro, estará em Catalão na próxima segunda-feira (22), às 10h30, para participar da inauguração da Moradia Universitária do Cerrado e da Usina Fotovoltaica da Universidade Federal de Catalão (UFCat). A cerimônia será transmitida através do canal do youtube da universidade.
Moradia Universitária do Cerrado
A Moradia Universitária do Cerrado, um projeto conduzido em conjunto pela Universidade Federal de Catalão (UFCat) e Universidade Federal de Goiás (UFG), é um complexo que irá atender os estudantes que moram fora do município e estudam na Universidade. A expectativa é de que 128 estudantes de graduação sejam atendidos.
O complexo é composto por dois edifícios de apartamentos, de 4 pavimentos cada, um estacionamento para 26 carros, um campo de grama para prática de esportes, um quiosque para socialização, e uma área aberta com funcionalidade urbana ainda a definir em projetos urbanísticos futuros.
O imóvel está instalado em uma área de 2.553,64 m² no Bairro Copacabana II. Segundo a universidade, o prédio conta com uma usina fotovoltaica com capacidade de geração de 32mil Kwh/mês e 35% de economia em energia. Os apartamentos são mobiliados e totalmente acessíveis. Um edital será aberto para a seleção dos futuros moradores.
Usina Fotovoltaica
A usina fotovoltaica tem 317 KWp de capacidade e produzirá 32 mil KWh/mês com quatro subsistemas, distribuídos entre os Campus I e II. Esse volume de energia teria a capacidade para abastecer 160 residências de porte pequeno a médio ou manter 133 mil lâmpadas LED em iluminação pública. O percentual médio de economia previsto é de 49%.
“A iniciativa também propiciará aos estudantes de graduação e pós-graduação oportunidades de aprendizado e experiência no setor de enérgica”, disse a reitora Roselma Luchese.
Futuros investimentos
O Blog do Badiinho apurou com a assessoria do senador Vanderlan há um plano de futura construção de um prédio para o curso de medicina.
“Próxima meta é trabalhar em prol da construção do prédio do curso de medicina da Universidade. Para isso, contaremos com a ajuda do MEC, do Governo Federal e, ainda, com a destinação de recursos de minhas emendas parlamentares”, disse o senador.
O curso de Medicina da UFCat foi criado em 2016, no Programa Mais Médicos. Porém, precisa de investimentos para construção do prédio especifico para as aulas de saúde.
“No que se refere à projeção de investimentos a UFCAT demanda recursos para a construção de um bloco destinado aos cursos de Saúde, cujo projeto está em fase de licitação e demanda investimentos de 12 milhões de reais para sua construção”, explicou a reitora.
Publicado por: Badiinho Moisés