Após dois dias de estiagem com a máxima nos termômetros de 31,9ºC registrados no último sábado (15), a chuva retornou em Catalão e nos municípios da nossa região.
De acordo com o professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, ao longo da semana, o tempo atmosférico será com predomínio de céu claro e variação de nebulosidade, com previsão de formação de intensas e fortes áreas de instabilidades com possibilidade de chuvas espalhadas, isso devido ao transporte de umidade que estão atuando na região sudeste do Brasil.
“Chuvas podem ser intensas e acompanhadas de rajadas de ventos e raios”, afirmou o professor Rafael Ávila.
Ávila explicou ainda que as temperaturas máximas estarão em elevação e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde. A temperatura máxima podendo chegar aos 32ºC e umidade relativa do ar variando entre 35% a 80%, o nascer do sol será às 05:57hs e o pôr do sol às 18:56hs.
O professor Rafael Ávila disse ainda que somente neste mês de janeiro, até às 17hrs desta segunda-feira (17), a climatologia da UFCAT registrou 236,3 mm de chuva.
Publicado por: Badiinho Moisés