Um jovem de 27 anos foi presa na manhã desta sexta-feira (25), em Catalão, suspeita de aplicar o golpe do pix. A prisão foi feita por equipes operacionais do 18ºBPM, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Segundo a polícia, a mulher teria praticado estelionato em vários estabelecimentos da cidade. Na hora de pagar pelo produto nas lojas, ela mentia que fez a transferência por pix e enviava um comprovante falso. O dinheiro não era creditado na conta do comerciante.
A mulher, que possui antecedentes pelos crimes de furto e ameaça, foi levada para a Central de flagrantes para os procedimentos legais. Alguns objetos que ela teria adquirido por meio do golpe, foram apreendidos e encaminhados à delegacia para serem devolvidos aos proprietários legais.
“É mais uma Ação Policial concluída com sucesso devido a participação efetiva dos comerciantes no Projeto Comércio Seguro, que tem proporcionado rapidez no atendimento de emergência e maior segurança para toda comunidade,” disse o Comandante do 18ºBPM, Major J. Júnior, coordenador do projeto em Catalão.
Como se prevenir
Se você precisa receber dinheiro de um desconhecido pelo Pix, é importante ter cuidado com os comprovantes de transferências falsos. Criminosos forjam comprovantes de operações para simular o envio do dinheiro para a conta das vítimas.
Uma reportagem da Revista Exame mostrou que esse golpe é bastante comum em vendas feitas pela internet, por exemplo. O criminoso finge que fez o pagamento e leva embora o produto comprado.
Aqui vale lembrar um dos aspectos mais importantes do Pix: as transações são instantâneas. Se você recebeu o comprovante, mas o dinheiro não caiu na conta, desconfie. Talvez a transação nunca aconteceu.
Publicado por: Badiinho Moisés