A Embaixada do Brasil em Kiev pediu que os brasileiros deixem a capital ucraniana “com urgência”, ainda nesta terça-feira (1º). Em mensagem enviada aos cidadãos que moram na cidade, o pedido é que sigam para as fronteiras da Polônia, Romênia e Moldova. A informação foi publicada no Portal R7.
A orientação é avaliar as condições de segurança e, assim que possível, embarcar em um trem para a fronteira mais próxima.
A embaixada recomendou ainda “a necessidade de dirigir-se à estação central de Kiev antes do início do toque de recolher, às 20h. Aos que possuem carros, as rodovias que levam em direção à Polônia estão relativamente seguras.”
“Brasileiros que se encontrem nas cidades de Kharkiv e Kherson devem permanecer onde estão, buscar abrigo seguro e manter as autoridades brasileiras informadas”, completa a embaixada.
Novos ataques
Nesta terça-feira (1º), o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov, anunciou que o Exército russo atacará a infraestrutura dos serviços de segurança ucranianos em Kiev. Ele pediu a retirada dos civis que vivem perto dessas unidades.
“Para deter os ataques virtuais contra a Rússia serão realizados ataques com armas de alta precisão contra a infraestrutura tecnológica do SBU [serviço de segurança] e o centro principal da Unidade de Operações Psicológicas em Kiev. Pedimos aos habitantes de Kiev que moram perto dos centros de retransmissão que abandonem suas residências”, afirmou.
Publicado por: Badiinho Moisés