Escrito por: Natália Manfrin (Assessora de Comunicação da Sefeac)
“Aproximadamente 80 pessoas prestigiaram o lançamento do Guia de Peixes: Usina Hidrelétrica Serra do Facão”
Cerca de 80 pessoas prestigiaram o lançamento do Guia de Peixes: Usina Hidrelétrica Serra do Facão na noite da última quinta-feira, 27 de março, no auditório da Prefeitura. Estiveram presentes além do prefeito Jardel Sebba, representantes das secretarias de educação e meio ambiente, da subsecretaria regional de educação, das polícias militar e civil.
Na ocasião, mil exemplares foram entregues aos representantes das instituições públicas e particulares de ensino, bibliotecas públicas, cursos técnicos e universidades de Catalão.
“Mil livros foram doados às bibliotecas públicas, escolas, cursos técnicos e universidades”
A publicação elaborada pela Serra do Facão Energia S.A. (Sefac) conta com a participação de seis autores: Daniel Reis Simões, Maria Beatriz Ferreira, Paulo Guimarães Neto, Lucas Borges de Resende, Norma Dulce Barbosa e Volney Vono.
O Guia de Peixes é um dos livros que compõem a trilogia sobre a fauna e a flora da região. Das 94 espécies identificadas no entorno do reservatório Serra do Facão, 30 foram ilustradas e descritas de forma técnica e concisa. Aquarela e lápis foi a técnica usada nas ilustrações.
Por reconhecer a riqueza e a fragilidade da vida aquática, bem como as mudanças ocorridas no rio São Marcos, a Sefac, permanece identificando e registrando as espécies locais como estratégia de preservação dos peixes. Segundo a autora Maria Beatriz Ferreira, entre as espécies foram identificadas algumas ameaçadas de extinção, como a pirapitinga e o pacu-prata.
Para o diretor-presidente da Serra do Facão Energia S.A., Eduardo Bueno, o “Guia de Peixes” demonstra o compromisso da empresa para com a pesquisa e a divulgação dos conhecimentos adquiridos em todos os trabalhos socioambientais.