A prefeitura apresentou à comunidade o Centro de Dependentes Químicos de Catalão Dona Joana Gomide Margon (CDQC), na última quinta-feira (10/03). A obra começou em julho do ano passado e só agora foi concluída. A inauguração, que ainda não tem data prevista, deve acontecer depois que a estrutura for equipada.
O complexo, que fica no Bairro Conquista, custou cerca de R$ 10 milhões aos cofres do município e tem 2.131 m2 de área construída, em uma área total de 15.000 m².
“Temos ainda que adquirir o mobiliário e contratar os profissionais que vão trabalhar aqui, seguindo as normas do Sistema Único de Saúde (SUS). Logo após esse processo, o Centro estará pronto para funcionar e será inaugurado”, disse Velomar.
Homenagem
Joana Gomide Margon, esposa do ex-prefeito de Catalão Haley Margon, foi homenageada com o nome da unidade. Quando foi primeira dama do município, ela ajudou dependentes químicos, na década de 1980, e fundou uma casa de recuperação de alcoólatras.
Dona Joaninha não apoiava a ideia da primeira dama ser mera figura ilustrativa e ficou conhecida como “mãe dos catalanos” pelo trabalho social prestado à comunidade.
Durante a apresentação do CDQC, a família Margon anunciou que vai doar R$ 100 mil para que a clínica possa iniciar as atividades.
O local deve contar com 65 leitos masculinos e 29 femininos; consultórios (clínico geral, psicologia, psiquiatria, assistência social e terapia ocupacional) e salas de enfermaria; refeitório completo; piscina; quadra poliesportiva; campo de futebol e galpão para oficinas profissionalizantes.
Publicado por: Badiinho Moisés