Os nascidos entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período que têm valores a receber esquecidos em instituições financeiras poderão saber a quantia e agendar o saque a partir desta segunda-feira (14) até a sexta-feira (18). No sábado (19), haverá repescagem, das 4h às 14h, para quem perder o prazo. A informação foi publicada no Portal R7.
O serviço por meio do SVR (Sistema Valores a Receber), do Banco Central, abriu as consultas em 14 de fevereiro para que se pudesse verificar se havia dinheiro esquecido em contas bancárias. Agora é possível saber qual é o valor e agendar o resgate.
No caso de existência de saldos residuais em instituições financeiras, o próprio site informou a data e horário de retorno para agendar a retirada. O calendário é escalonado, de acordo com a data de nascimento ou da abertura da empresa.
Calendário do resgate e da repescagem
– 7 a 11 de março
Nascidos antes de 1968 ou empresas abertas antes desse ano
Repescagem: sábado, 12 de março, das 4h às 24h
– 14 a 18 de março
Nascidos entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período
Repescagem: 19 de março, das 4h às 24h
– 21 a 25 de março
Nascidos a partir de 1984 ou empresas abertas a partir dessa data
Repescagem: 26 de março, das 4h às 24h
– A partir de 28 de março
Quem perder a repescagem poderá pedir o resgate a partir dessa data
A primeira etapa prevê 28 milhões de pessoas e empresas com dinheiro a receber, num total de R$ 3,9 bilhões. A segunda etapa deve começar em 2 de maio, com mais R$ 4,1 bilhões para serem resgatados.
Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rapidamente.
Para fazer o resgate, é preciso ter conta nível prata ou ouro do portal gov.br, que demandam mais autenticações como reconhecimento facial e autorização via aplicativo.
Passo a passo para agendar o saque
Passo 1
Faça a consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br/publico para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do sistema financeiro.
Dados necessários:
– pessoa física: CPF e data de nascimento; e
– pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura.
– Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.
– Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.
Passo 2
Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 14h ou das 14h às 24h).
• Se sua data e horário são agora, siga para o passo 3.
• Se não, volte na data e no horário informados pelo sistema.
Passo 3
Clique no botão: “Acessar Meus Valores a Receber”.
Passo 4
Faça login em sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
Se ainda não a tem, faça uma em acesso.gov.br e volte aqui dentro de sua data e horário.
Passo 5
Leia e aceite o Termo de Ciência.
Passo 6
Veja na tela do sistema:
– o valor a receber;
– a instituição que deve devolver o valor;
– a origem (tipo) do valor a receber; e
– informações adicionais, quando for o caso.
Passo 7
Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:
“Solicitar por aqui”
– A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
– Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.
– Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
“Solicitar via instituição”
– A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis.
– Entre em contato pelo telefone ou email informado pela instituição para combinar a forma de devolução.
Publicado por Badiinho Moisés