A cidade de Catalão desobrigou o uso de máscaras de proteção facial em lugares abertos, e sem aglomerações, a partir desta terça-feira (15/03).
De acordo com a nota técnica do Comitê de Orientação, Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, o município já atingiu a marca de 81% na cobertura vacinal.
Ainda de acordo com a justificativa do comitê, observado o esquema primário, a cidade tem avançado na aplicação das doses adicionais e de reforço, e na vacinação do público infantil.
Na última quinta-feira (10/03), o governo do estado recomendou desobrigação do uso de máscara em ambientes abertos. A medida só pode ser aceita por municípios que alcançaram vacinação contra covid igual ou acima de 75% da população com mais de 5 anos, com o esquema primário completo (segunda dose ou única). De acordo com o comitê de Catalão, a cidade já passou dessa marca na cobertura vacinal.
O estado apenas recomendou, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) deu autonomia aos municípios para tomarem decisões em seus territórios. No entanto, a recomendação da autoridade sanitária do Estado, serve como balizamento para os gestores e para os órgãos de controle.
Cautela
“Em se tratando de pandemia, a cautela e a prudência sempre têm o seu lugar. Por isso mesmo estabelecemos critérios mínimos, e o principal deles é a cobertura vacinal de 75%”, explica o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, destacando que as evidências e os estudos mostram que há segurança quando se alcança esse nível de população vacinada.
O uso de máscaras, como equipamento de proteção individual deve continuar sendo incentivado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, mesmo em locais abertos e sem aglomeração.
O corpo técnico da SES-GO orientou que a flexibilização aconteça de forma gradativa, baseando-se no cenário epidemiológico atual e nas evidências científicas nacionais e internacionais.
Leia também:
-CATALÃO: LIBERAÇÃO DE MÁSCARAS DEVE SER TEMA DE DISCUSSÃO ENTRE O COMITÊ NESSA SEGUNDA
Publicado por: Badiinho Moisés