Escrito por: G1
Fonte: Portal Corumbaíba
Um homem de 29 anos morreu após contrair o vírus H1N1 em Corumbaíba, na região sul de Goiás. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente ficou três dias hospitalizado e não resistiu às complicações causadas pela infecção. Além dele, outro morador da cidade foi transferido para Goiânia com suspeita da doença.
A vitima fatal foi atendida inicialmente em um hospital de Corumbaíba e depois levada para Catalão, onde o restante da família mora. Lá, acabou morrendo. “Tivemos três casos suspeitos recentemente. No primeiro, o resultado foi negativo e ficamos tranquilos. Mas desta vez já foi confirmada a infecção pelo vírus e estamos no aguardo da avaliação do terceiro”, explicou a secretaria de Saúde de Corumbaíba, Karolyna Mariano do Carmo.
Segundo ela, o terceiro paciente que foi diagnosticado com sintomas semelhantes passou por exames na capital e ainda aguarda os resultados. De qualquer forma, a secretária diz que toda a família do paciente já foi medicada, conforme recomendações do Ministério da Saúde.
Apesar das precauções, os pouco mais de 8 mil moradores de Corumbaíba estão assustados. “A notícia traz preocupação, pois é um caso que envolve saúde de uma maneira arrebatadora, que causa a morte. Então, estamos esperando uma medida de prevenção emergencial”, disse a professora Euza Almeida.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Mariana Pimenta, os moradores devem se prevenir com medidas básicas de higiene e cuidar das imunidades. Ela garantiu que a Secretaria ira distribuir gratuitamente a dose da vacina para toda a população. “Não há motivos para alarde. Não existe uma epidemia de gripe A no município. Os médicos estão preparados para avaliação e existem remédios disponíveis”, disse.
Mesmo com a confirmação da morte por H1N1 pela Secretaria de Saúde de Corumbaíba, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a morte ainda é considerada suspeita. Além disso, a pasta ressaltou que a vacinação contra a doença começa em todo o estado no próximo dia 22. Neste ano, duas mortes em função da doença já foram confirmadas em Goiás.