Recentemente lançados como os “Novos McPicanha”, os sanduíches da linha da rede de fast-food McDonald’s não têm o corte específico da carne na sua composição, apenas “aroma natural de picanha”. A informação foi confirmada pela própria empresa após inúmeras queixas publicadas nas redes sociais. A informação foi publicada no Portal R7.
Em nota, o McDonald’s afirma que a campanha busca “proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco”, e traz “a novidade do exclusivo molho sabor picanha”.
“Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”, ressalta o McDonald’s.
Em uma das publicações, feita pela página Coma Com Os Olhos, o uso da picanha na composição dos hambúrgueres da linha deixou de existir no início deste mês, quando os restaurantes da rede foram notificados pela matriz que deveriam passar a usar a mesma carne dos sanduíches da linha Tasty na fabricação dos “McPicanha”.
“Tal informação, que não é passada a você, consumidor da marca, é comprovada por meio dos prints de materiais de treinamento interno que foram obtidos com funcionários do McDonald’s Brasil”, afirma o texto de denúncia contra a campanha.
Diante do ocorrido, o Procon-SP entrou com uma representação para solicitar que a rede se posicione, até o dia 2 de maio, sobre a composição dos sanduíches “Novos McPicanha” e apresente informações sobre a campanha publicitária.
A empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, entre outros), e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.
“Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega”, destaca o órgão de defesa do consumidor.
Leia a íntegra da nota enviada pelo McDonald’s
“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara.”
Publicado por: Badiinho Moisés