Nas eleições deste ano, um total cinco nomes vão buscar votos do eleitorado catalano na corrida por vaga na Câmara dos Deputados. Estes cinco nomes são naturais de nossa cidade, moradores ou detém forte relacionamento com Catalão e a região, como é o caso do pré-candidato Zé Frederico que disputará o cargo de deputado federal pelo MDB de Daniel Vilela, pré-candidato vice-governador de Goiás com Ronaldo Caiado (União Brasil).
Especialista em Gestão Pública, é mestre em políticas públicas por Harvard, onde fundou e presidiu a Brazil Conference—principal conferência internacional sobre o Brasil. Formado em Engenharia pela UNICAMP, durante a graduação foi presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, representando o maior movimento de empreendedorismo universitário do mundo. Foi um dos 11 jovens brasileiros selecionados para uma conversa com Barack Obama em 2017. O Zé foi foi chefe do núcleo da reforma educacional de Goiás, período em que Goiás saltou da 16ª para a 1ª posição no ranking nacional de qualidade da educação. Atuou como consultor sênior na FALCONI, umas das principais consultorias de gestão do Brasil, e foi Secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia em 2021. Ele é co-fundador do movimento de renovação política Acredito e tem o Podcast Pequi Melhor que Sushi, junto com Daniel Vilela. Hoje ele preside a Fundação Ulysses Guimaraes, do MDB, em Goiás. Ele acredita que os maiores desafios do Brasil hoje são trabalho e educação. Ele sonha em mudar a vida das pessoas por meio da política.
José Frederico Lyra Netto, , é especialista em Gestão Pública, é mestre em políticas públicas por Harvard, onde fundou e presidiu a Brazil Conference—principal conferência internacional sobre o Brasil. Formado em Engenharia pela UNICAMP e, durante a graduação, foi presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, representando o maior movimento de empreendedorismo universitário do mundo.
Zé Frederico como é conhecido, foi também um dos 11 jovens brasileiros selecionados para uma conversa com Barack Obama em 2017. O Zé foi chefe do núcleo da reforma educacional de Goiás, período em que Goiás saltou da 16ª para a 1ª posição no ranking nacional de qualidade da educação. Atuou como consultor sênior na FALCONI, umas das principais consultorias de gestão do Brasil, e foi Secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia em 2021.
Na política, Zé Frederico é co-fundador do movimento de renovação política Acredito e tem o Podcast Pequi Melhor que Sushi, junto com Daniel Vilela. Hoje ele preside a Fundação Ulysses Guimaraes, do MDB, em Goiás. Ele acredita que os maiores desafios do Brasil hoje são trabalho e educação. Ele sonha em mudar a vida das pessoas por meio da política.
O Zé tem raízes catalanas. Ele nasceu em Goiânia e, aos 6 anos, se mudou para Catalão, de onde é sua família. E em Catalão viveu boa parte de sua infância.
VEJA OS OUTROS NOMES QUE TAMBÉM SÃO PRÉ-CANDIDATOS POR CATALÃO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO
FERNANDO NETTO (PATRIOTAS):
No dia 19 de abril, o médico Fernando Netto confirmou ao Badiinho que é pré-candidato a deputado federal pelo Patriotas, apoiará Gustavo Mendanha para governador e Bolsonaro para presidente. Fernando Netto que nas eleições estaduais de 2006 disputou cadeira na Câmara dos Deputados, obteve mais de 40 mil votos naquela oportunidade pelo antigo PMDB, quando o partido surfava na alta popularidade de Adib Elias que estava no seu segundo mandato de prefeito.
GIZELDA ALCÂNTARA (SD):
Quem também confirmou pré-candidatura pelo Solidariedade, foi a médica ginecologista, Dra. Gizelda Alcântara. Dr. Gizelda, é esposa de Marcelo Alcântara, professor, proprietário do Colégio Veratz, e disputou o cargo de vice-prefeito ao lado de Elder Galdino, ambos no MDB. Dra. Gizelda possuí grande cartela de pacientes, mas nunca concorreu cargos eletivos, estando ela também com Luiz Sampaio (SD) e Ronaldo Caiado (União Brasil) para Governo.
JÚLIO PASCHOAL (PP):
Outro pré-candidato a deputado federal por Catalão e região, é o economista Júlio Paschoal (PP), que em 1988 disputou o cargo de vereador obtendo 142 votos, ano esse em que três primos disputaram o mesmo cargo não se elegendo nenhum deles. Em 2002 Júlio disputou o cargo de deputado estadual obtendo 8.900 votos (3.500) em Catalão, repetindo a disputa e obteve 7.500 (2.400 em Catalão) e em 2018, voltou a disputar cadeira na Alego, e desta última, a qual considerou uma eleição atípica devido os problemas jurídicos enfrentados pelo ex-governador Marconi Perillo, obteve 2.900 votos no total. Em todas as disputas, Júlio afirma não ter recebido apoio de prefeitos, vereadores e governadores, afirmando ele ter ocorrido ao contrário, tendo ele sido na maioria delas, perseguido por esses agentes políticos.
KELLY CRISTINA (PSB):
Kelly Cristina, bastante conhecida na cidade de Catalão por seus trabalhos sociais, a qual também foi candidata a vereadora pelo PROS em 2020 e obteve mais 700 votos, também é outra pré-candidata a deputada federal. Com apoio de Fernando Safatle, ela está no PSB, fazendo palanque em Catalão para Lula e Zé Eliton, ex-governador de Goiás que até então está como pré-candidato a governador nas eleições deste ano.
Publicado por: Badiinho Moisés