No Hemocentro de Catalão, a maior baixa nos estoques são de bolsas de sangue do tipo negativo.
Para celebrar o ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’, celebrado hoje, 14 de junho, bem como o ‘Junho Vermelho’, policiais rodoviários federais e seus familiares estarão indo até o Hemocentro de Catalão para uma doação em massa de sangue, que veio justamente em um momento em que o estoque de bolsas de sangue encontra-se baixíssima, principalmente os de tipos negativos.
Recomendações para o dia da doação: nunca vá doar sangue em jejum;- faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;- não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;- evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;- evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes a doação;- interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem as seguintes profissões: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.
Quem não pode doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;- mulheres grávidas ou amamentando;- pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas;- usuários de drogas;- aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
A direção do Hemocentro de Catalão ainda destaca a importância da doação de medula óssea, e a pessoa que queira doar, basta ir até o Hemocentro de Catalão onde será feita a coleta da amostra para que fica armazenada, e assim que necessitada é feita a testagem para saber se é compatível ou não ao paciente que necessita da doação.
EM CATALÃO, ONDE POSSO DOAR SANGUE?
As doações são feitas no Hemocentro, que fica localizado na Rua Osório Vieira Leite, n° 78, no bairro São João. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 sem intervalo para almoço. O telefone de contato do HEMOCAT é o (64) 3411-3730.
Publicado por: Badiinho Moisés