A vacina da gripe está liberada para a população de Catalão em geral, a partir doS 6 meses de vida, e podem ser encontradas nas Unidade Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 07h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.
Uma pergunta frequente, é se quem tomou a dose da vacina contra Covid-19, pode receber a vacina da gripe ou qualquer outro imunizante. A resposta é que sim, pode tomar, inclusive no mesmo dia, desde de que a pessoa não apresente quadro febril, afirmou ao Badiinho, a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Ariana Martins.
Desde março desde deste ano, uma normativa foi editada pelo Ministério da Saúde (MS), extinguindo a exigência de intervalo para pessoas que foram vacinadas contra Covid-19.
Com relação a aplicação da vacina da gripe em pessoas com infecção por covid, a mesma nota técnica do dia 17 de março deste ano, afirma que elas poderão receber outras vacinas, incluindo a vacina da influenza, isso após melhora clínica do quadro agudo e ausência de febre.
A campanha, que até esta segunda-feira (27) foi direcionada a grupos mais vulneráveis, alcançou somente 47,1% da cobertura vacinal na cidade, que corresponde a 15.613 doses aplicadas. Com isso, apesar da vacinação não estar mais restrita a esses grupos, a Secretaria Municipal da Saúde faz um apelo para que os grupos mais vulneráveis que ainda não se vacinaram procurem as UBSs do município e regularizem o esquema vacinal.
A vacina contra a gripe protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou o surto no final de 2021. Contudo, não imuniza contra o novo coronavírus, mas é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios durante o inverno.
Para se vacinar basta apresentar o documento com foto e carteirinha de vacinação. As doses estarão disponíveis enquanto houver estoque.
Publicado: Badiinho Moisés