A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) investiga seis casos suspeitos de varíola dos macacos no Estado. Segundo informado pela pasta, os pacientes e pessoas que tiveram contato com eles estão sendo monitorados.
Ainda de acordo com a SES, outros dois casos suspeitos notificados foram descartados após a realização de exames laboratoriais. Apesar das suspeitas, Goiás ainda não teve nenhum caso confirmado.
A Secretaria de Estado de Saúde não informou de qual município são os casos suspeitos, entretanto afirmou que o acompanhamento é feito pelas secretarias municipais de saúde, por intermédio das equipes de vigilância epidemiológica.
Os números são referentes ao balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (7/7) e devem ser atualizados todos os dias às 15h.
COMO É FEITA A INVESTIGAÇÃO DOS CASOS SUSPEITOS
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás explicou que a investigação dos casos suspeitos é feita através do encaminhamento de amostras dos pacientes ao Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO).
A pasta ressalta ainda que algumas amostram também são enviadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Outro ponto destacado é que os moradores devem ficar atentos a erupções na pele que tenham aparecido de forma súbita.
A secretaria alerta que esta atenção deve ser para caos onde as erupções são múltiplas ou até mesmo única. Dentre os sintomas da doença estão ainda inchaço na região do pescoço (adenomegalia) e febre.
Publicado por: Badiinho Moisés/Gabriela Amaral – Dia Online