Uma viatura do Batalhão Rural da Polícia Militar, de Catalão, que passava pela a Avenida Raulina Ferreira Paschoal, foi abordada pelo tio de uma criança que solicitou o apoio para salvar a sua sobrinha, uma criança de 01 ano e 06 meses, que estava com sinais de insuficiência respiratória.
Diante da situação desesperadora daquela família naquele momento, a equipe policial da viatura, composta pelo Sargento José Rubens Mesquita e pelo Cabo Oliveira, realizaram imediatamente na criança, manobra de HEIMLICH (técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar), a tendo ela vomitado um pouco de líquido e, devido a mesma ainda apresentar sinais de insuficiência respiratória, os policiais imediatamente se deslocaram rapidamente para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Na unidade hospitalar, foi necessário a criança passar por um procedimento invasivo de via aérea, afim de estabilizar a paciente, e assim evitar uma parada cardiorrespiratória.
Os médicos da UPA relataram ainda, que o socorro prestado a criança pelos policiais do BPM-Rural, foi crucial para manutenção da vida da paciente.
Após a estabilização da criança feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão, para uma maior suporte, a criança foi transferida para Unidade Hospitalar de Goiânia, capital de Goiás.