Depois de 83 dias sem chuva, o professor e climatologista Rafael Ávila, informou por meio de nota técnica emitida no último domingo (07), que em decorrência de da chegada de uma frente fria, é prevista além da queda na temperatura, é possível a ocorrência de chuvas isoladas em Catalão e nos municípios da nossa região.
Trazendo dados, Ávila disse que neste último final de semana a umidade relativa do ar registrada em Catalão (GO) foi 14%, ou seja, bem abaixo do que recomenda o Organização Mundial de Saúde (OMS), devendo estar entra 40% e 70%. Com relação a temperatura, a máxima foi 32,6ºC no decorrer do dia do último domingo (07).
O Climatologista e coordenador do laboratório de climatologia da UFCAT, Rafael Ávila, revelou que a formação de um corredor de umidade devido a passagem da frente fria pela região sudeste do Brasil, a partir de hoje, segunda-feira (08), vai começar a influenciar as condições do tempo atmosférico. Amanhã, terça-feira (09), o corredor de umidade auxilia na formação áreas de instabilidade, e na quarta-feira (10), ainda poderemos ter chuvas isoladas, de quinta até sábado o avanço de um ar frio de origem polar vai provocar o declínio nas temperaturas mínimas. Em relação as temperaturas mínimas esperadas os valores podem ser inferiores a 10ºC na região. Confira os mapas com os prognóstico de Previsão de chuvas e temperatura mínima esperadas.
Publicado por: Badiinho Moisés