Na tarde do último sábado, 20 de agosto, os bombeiros foram acionados para atendimento de uma ocorrência de incêndio em uma empresa têxtil instalada no Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC). No local, os bombeiros constataram que as chamas já haviam sido extintas por funcionários da empresa. Também foi contatado pelos militares do 10º Batalhão Bombeiro Militar, que o sistema de hidrantes existente na edificação foi acionado e utilizado, o que permitiu que o incêndio não tomasse grandes proporções.
No local, haviam algumas pessoas realizando o trabalho de rescaldo, mas por conta da fumaça e por haver risco de reignição, retiramos todas as pessoas para fora da edificação, até que fosse seguro a presença delas nolocal.
A equipe do Corpo de Bombeiros realizou o rescaldo, sendo constatado que haviam brasas e fumaça dentro de uma máquina que faz a mistura do algodão, material utilizado em todo o processo fabril. Os bombeiros utilizaram o próprio sistema preventivo da empresa para realizar o rescaldo.
Segundo o responsável da edificação, foram danificadas pelas chamas aproximadamente 8 toneladas de algodão, bem como parte do maquinário utilizado no processo fabril. O responsável relatou também que ao perceber as chamas, realizou o corte da energia da edificação, e que acionou o sistema preventivo de combate a incêndio para iniciar o combate às chamas.
Após o rescaldo, o responsável foi orientado a retirar todo o material queimado do interior da edificação, se atentando quanto aos riscos de reignição, e que o responsável pela manutenção da empresa fosse acionado para realizar uma inspeção em toda a planta, antes do acionamento da energia elétrica na edificação. Não foram registradas vítimas nessa ocorrência.
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações repassadas pela assessoria de comunicação social do 10º BBM