O incêndio na área florestal da mineradora CMOC iniciado na noite da última segunda-feira (12), deixou um rastro de destruição por onde as chamas chegaram, queimando toda a vegetação do cerrado daquela região, adentrando pastos de propriedades particulares, e além da catástrofe ambiental, por pouco não tivemos uma grande tragédia.
O Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Catalão, Capitão Aurélio Martins, que teve que enviar equipes para o local novamente ainda na última quarta-feira (14) devido ao surgimento de novos focos, os quais, de acordo com ele, esses pequenos focos devem continuar nos próximos dias devido a extensão da área, do vento.
A respeito da morte de animais, o Capitão dos Bombeiros confirmou a mortes de aves, pequenos roedores como cobras e outros animais de pequenos portes, porém, com relação a morte de animais de maior porte até a manhã desta quinta-feira (15) eles ainda não tinham conhecimento, como vacas, cavalos, cachorros que tivessem sido vítimas desse terrível incêndio.
O Subcomandante do 10º BBM de Catalão, Aurélio Martins, disse que quando a operação for finalizada, o Corpo de Bombeiros irá se reunir com representantes da mineradora CMOC para um apanhando geral, bem com donos de propriedades da região para que seja feito o levantamento das áreas atingidas e da mortalidade de animas, mas ele afirmou que “todo incêndio de tamanhã proporção como esse, ele não fica, infelizmente, sem matar animais de pequeno portes”, concluiu o Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Catalão, Aurélio Martins, que também afirmou que equipes devem continuar fazendo o controle da área no restante dessa semana.
Mesmo sem dados precisos, os prejuízos ambientais são incalculáveis, os financeiros aos donos de propriedades rurais daquela região gigantescos, e o que se espera? Sem apontar culpados, se é que tenha culpados, é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC) e o Ministério Público e as autoridades competentes possam apurar o que teria causado essa incêndio com tamanha destruição para possíveis responsabilizações, que esse rigor possa ser o mesmo que fosse adotado em uma pessoal comum.
Ver essa foto no Instagram
Leia abaixo o que disse a mineradora CMOC na última atualização de informações à imprensa local:
NOTA À IMPRENSA
Catalão, 14 de setembro de 2022 – A CMOC Brasil informa que, na manhã desta quarta-feira, a maior parte dos focos de incêndio na zona rural havia sido controlado. A fim de evitar a propagação do fogo, a CMOC adquiriu o produto retardante de chamas e irá aplicá-lo, ao longo do dia, com apoio de aviões, em todo o perímetro do incêndio.
A empresa reforça que, desde o início da ocorrência foi disponibilizado todo o efetivo de brigadistas para atuar diretamente na ação, além da contratação de diversos caminhões pipas, quatro aviões, um helicóptero e tratores para auxiliar no combate às chamas. Também foram adotadas medidas para contenção do incêndio, além de mapeamento e monitoramento com drone das áreas atingidas e vizinhas à operação. Grandes empresas da região também estão atuando na contenção do incêndio.
A CMOC segue empenhada no combate ao incêndio florestal, que teve início em local desconhecido, sem causa ainda apurada, na zona rural próxima às operações de Fosfatos Catalão e Ouvidor.
Leia também:
-INCÊNDIO ATINGIU CERCA DE MIL HECTARES DE ÁREA FLORESTAL DA MINERADORA CMOC
-URGENTE: INCÊNDIO EM ÁREA FLORESTAL DA MINERADORA CMOC SEGUE ALASTRANDO E PREOCUPANDO CHACAREIROS
Publicado por: Badiinho Moisés