A Polícia Militar conduziu até o 1º Distrito Policial no final da manhã desta quarta-feira (21), um homem de 38 anos de idade, morador do Setor Universitário, por suspeita de ter provocado o incêndio na Mata do Setor Universitário, iniciado no início da tarde da última segunda-feira (19) e só controlado na tarde de ontem, terça-feira (20), incêndio que causou destruição de grande parte da vegetação e ainda provocado a morte de animais que ali vivem.
A identificação do suspeito se deu, por decorrência de imagens de sistema de monitoramento, que flagram o momento em que o suspeito saiu da mata após colocar fogo na beira de uma calçada. Em outro vídeo mostra o homem correndo com um balde na mão tentando apagar as chamas, mas um terceiro vídeo revelou que já era tarde demais, pois com a vegetação seca e com vento, as chamas se espalharam rapidamente passando para as árvores o que dificultou o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros.
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Em seu depoimento, o suspeito teria afirmado as autoridades policiais que ele teria colocado fogo em alguns papeis que estavam em sua casa e que as chamas se espalharam rapidamente, mas que não teria provocado o incêndio intencionalmente, mesma tese apresentada aos fiscais da Secretaria do Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC).
O Secretário de Meio Ambiente de Catalão, Silas Tristão, afirmou que o homem será responsabilizado administrativamente, mas que todos os levantamentos dos danos ambiental para que seja aplicada a multa, porém, ele afirmou que terá as sanções aplicadas ao rigor da Lei. “A multa deverá ser de uma forma exemplar, isso eu te garanto”, afirmou Silas Tristão, titular da SEMMAC.
O suspeito foi ouvido pelas autoridades policiais e liberado em seguida.
DOS 18 HECTARES DE RESERVA AMBIENTAL, 12 DELES FORAM QUEIMADOS NO INCÊNDIO NA MATA DO SETOR UNIVERSITÁRIO
Após finalizado a força tarefa para apagar o incêndio que contou com 12 militares do Corpo de Bombeiros, 07 brigadistas da mineradora Mosaic, 08 funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os quais contaram com o suporte de 03 viaturas dos bombeiros, 02 aeronaves de empresa particular, 04 carros da SEMMAC, 08 bombas constais, 06 abafadores, 01 moto-serra, além do consumo de cerca de 100 mil litros de água.
Os bombeiros e demais empenhados utilizaram das bombas costais, abafadores e o motosserra para contar troncos de árvores que estavam queimando e assim provocar novos focos, enquanto as aeronaves jogavam águam por toda a extensão da área atingida pelas chamas, que acordo com o Corpo de Bombeiros, dos 18 hectares da área de preservação ambiental, 12 deles foram atingidos pelas chamas.
As autoridades competentes como Corpo de Bombeiros e agentes da Secretaria de Meio Ambiente, não confirmaram a respeito de morte de animais, porém, fotos circularam nas redes sociais que mostram alguns animais mortos como por exemplo uma cobra, foram compartilhas, mas esses dados devem ser apresentados após o término das investigações feitos pela SEMMAC.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
-MATA DO SETOR UNIVERSITÁRIO ESTÁ EM CHAMAS E MORADORES DAS IMEDIAÇÕES FICAM ASSUSTADOS
Publicado por: Badiinho Moisés