O professor e climatologista da Universidade Federal de Catalão, professor Rafael Ávila, informou que entre a noite de quarta-feira (21) até o início às 08h da manhã de hoje, quinta-feira (22), a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Catalão, havia registrado 37,2 mm de chuva, e as rajadas de ventos chegaram a aproximadamente 44 Km/h em Catalão. A umidade do ar neste mesmo horário (8h) estava em 96%.
Ávila disse ainda que o tempo vai continuar instável durante toda essa quinta-feira, com chuvas que podem ser localmente fortes, acompanhadas de rajadas de ventos e raios.
O climatologista também destacou que a estação inverno que iniciou no dia 21 de junho de 2022, às 06h14h está terminando, pois às 22h04h do dia de hoje, quinta-feira, 22 de setembro de 2022 chega à estação primavera, ou estação das flores como dizem os populares, que vai até dia 21 de dezembro, quando teremos o início do verão.
O professor Rafael Ávila ainda explicou que a primavera compreende os meses outubro, novembro e dezembro, com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Em nossa região centro-oeste, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, mas não descartando a variabilidade destas chuvas, marcando assim o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa em nossa região.
Neste período também marca o início do plantio das lavouras em Goiás.
As primeiras pancadas de chuva acontecessem no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor combinado com a umidade na atmosfera. Podendo ocorrer raios, ventos fortes e até queda de granizo.
Outros aspectos que podemos observar durante a primavera para nossa região, são: O equinócio da primavera marca o início da estação no Brasil, o equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul; As primeiras as chuvas, muitas das vezes são acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas; Melhora na Umidade Relativa do Ar; Configuração do fenômeno La Niña a partir de outubro sendo este o terceiro ano consecutivo.
Tendências: Para o período a precipitação pode ser marcada com grande variabilidade e intensidade; Temperaturas dentro da climatologia;
Os prognósticos apontam para o início do período chuvoso em nossa região, na segunda quinzena de outubro de 2022.
Leia também:
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues – Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT/FONTE: CIMEHGO