A Festa de Nossa Senhora do Rosário, um dos eventos mais esperados do calendário de Catalão, está prestes a começar com algumas mudanças importantes para este ano. Em entrevista exclusiva para a Rádio Cultura 101.1 FM, a presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Ana Cristina Oliveira, revelou alguns detalhes sobre os preparativos e o formato da celebração de 2024.
Este ano, a festa terá a ausência do tradicional “ranchão”, em vez disso, a Irmandade optou por substituir o ranchão por uma praça de alimentação, que oferecerá uma nova experiência aos visitantes. Ana Cristina explicou que a decisão foi tomada devido à limitação de recursos e à falta de uma equipe grande suficiente para organizar o ranchão. Com as demandas das diversas obrigações dos membros da Irmandade, a nova estrutura se mostrou mais viável.
Apesar da mudança, a festa manterá um atrativo especial para o público, contando com uma completa estrutura que inclui um palco para shows ao vivo, conforme a presidente da Irmandade, será como um ranchão de portas abertas, onde os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de opções gastronômicas sem a necessidade de pagar entrada, garantindo acesso livre e inclusivo ao evento.
A festa está programada para começar no dia 4 de outubro, com a tradicional alvorada às 00h00 no Largo do Rosário. Ana Cristina confirmou que todos os preparativos estão em andamento, com o apoio crucial do município para garantir o sucesso do evento. A organização já finalizou as compras necessárias e está pronta para receber a comunidade.
As entidades locais, como maçonarias e rotarianos, já foram contatadas e estão colaborando para as tradicionais ceias. Este ano, serão realizadas sete ceias, organizadas com antecedência desde julho para garantir a integração e a participação de todos os grupos comunitários.
Por fim, Ana Cristina encerrou a entrevista dizendo que as celebrações religiosas serão conduzidas pela Paróquia São Francisco de Assis, ela informou também que todas as datas e horários das missas e terços já estão definidos e esperam contar com a presença ativa da população.
Escrito e publicado por: Maria Eduarda Furtado – Estagiária do curso de Letras Português/Inglês da UFCAT.