Na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, um trabalhador sofreu queimaduras ao operar uma válvula na unidade Fosfatos Catalão, da mineradora CMOC Brasil. A empresa informou que ocorreu a projeção de água residual com amônia, atingindo o operador. A equipe de emergência o socorreu rapidamente e o encaminhou ao Hospital Nasr Faiad. Ele está consciente, em estado estável, e recebe cuidados médicos especializados.
O presidente do Sindicato Metabase de Catalão, Diego Hilario, afirmou que os dirigentes sindicais já acompanham as investigações para apurar as causas do acidente. O acidente de trabalho aconteceu em uma área de manipulação de produtos perigosos. Segundo as primeiras informações, o vazamento ocorreu em uma flange, uma peça técnica que funciona como um registro.
Ouça a entrevista do Diego Hilário concedida ao Badiinho Moisés para a Rádio Cultura FM 101,1:
Embora a mineradora tenha informado que as queimaduras foram leves, relatos não oficiais apontam ferimentos mais graves. De acordo com essas informações, o trabalhador sofreu queimaduras de terceiro grau em áreas como o abdômen e a coxa. O sindicato reforçou que está empenhado em apoiar o trabalhador e em adotar medidas para evitar novos acidentes.
A CMOC Brasil destacou que mantém seu compromisso com a segurança dos colaboradores. Além disso, afirmou que trabalha junto ao Sindicato Metabase para reforçar as práticas preventivas. A investigação sobre o ocorrido continua. Leia nota na íntegra: