Moradores dos setores Pontal Norte, Castelo Branco e os que precisam ir até o bairro Santa Terezinha e JK pela BR 050, estão preocupados de como será as obras de duplicações da rodovia federal que corta o município de Catalão. Nestes locais, a informação que se ventila e está sendo propagada pelas redes sociais, é que nos trevos de acesso ao bairro Castelo Branco e Pontal Norte, a MGO Rodovias não irá construir os viadutos que iriam separar o transito urbano com o transito da rodovia federal, e até então, o que sabe, é que serão construídos vários acessos nestes locais.
As obras de duplicação da BR 050, segundo informações, já se aproximam do nosso município e devem começarem a ser notadas ainda neste ano.
Trevo de acesso ao Castelo Branco e outros dez setores é mais problemático
No trevo de acesso ao bairro Castelo Branco, o caso é um pouco mais complexo e emblemático, pois além do Castelo, outros dez setores (Portal do Lago, Setor Marcone, Eldorado, Bela Vista, Flamboyant, Liz, Estrela, Maria Amélia I e II e Alvino Albino) ficam do outro lado da rodovia federal, e milhares de pessoas sofrem para acessar os seus bairros ou terem acesso as demais regiões da cidade de Catalão. Para se obter a confirmação do sofrimento de motoristas, motociclistas e pedestres, basta dar um paradinha ali por perto em horários de picos para acompanharem as filas quilométricas que formam nos dois lados dos trevo, isso durante os 365 dias do ano, especificamente no início da manhã, horário do almoço e no final do dia e início da noite.
Outro fator bastante negativo e que tem aumentando bastante neste locais e principalmente no trevo do Posto JK, é a incidência de acintes, a maioria deles de grandes proporções que deixam mortos e feridos.
Prefeito de Catalão, Adib Elias, disse que o que se sabe até o momento é que o projeto inicial será executado. Leiam:
O prefeito da cidade de Catalão, Adib Elias (MDB), disse o seguinte sobre o assunto durante uma entrevista concedida a uma emissora de rádio local : “Eu tenho tanto conhecimento desse projeto que ele foi pago por mim em 2007, porque se você não sabe (ao radialista), a empresa, que na época foi a Paulista, ela não fazia o projeto, o governo não faria, nós tínhamos que levar um projeto, e como não podia pagar pela Prefeitura, a Associação Comercial (ACIC/CDL), solicitou a Prefeitura e assim o Poder Público repassou para a ACIC/CDL, que pagou o projeto que é hoje implementado. Eu não posso falar adequadamente se serão quatro ou cinco passagens, mas o que aconteceu? Tinham quatro ou cinco passagens, sendo no Pontal Norte, um pouco mais a frente do Pontal, no trevo do Posto JK, na entrada do Distrito Industrial, e quando eu entrei na Prefeitura no ano passado (2017), eles (MGO) tinham mudado o projeto inteiro, eles iriam fazer viadutos por cima, matando todo os comércios. Esses viadutos seriam iguais ao de Araguari-MG, matando praticamente todos os comércios que existem lá. Eu fui para Brasília, e em reunião com a MGO, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), definimos que voltaríamos com o projeto anterior. Então, até agora, o que nós sabemos, é que será mantido o projeto apresentado anteriormente, e inclusive nós pedimos mais uma entrada para o Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC) e eles não quiseram aceitar”, disse o Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, em entrevista para uma emissora de rádio da cidade, concedida na última terça- feira (30/10).
Por diversas vezes tentamos contato com a comunicação da MGO Rodovias, concessionária que administra a rodovia, porém, nossas ligações não foram atendidas e retornadas e nem nossas solicitações de notas enviadas por e-mail foram respondidas. Claro, o Blog do Badiinho continuará tentando contato nas buscas por respostas.
Escrito por: Badiinho Filho