Diante das muitas dúvidas dos catalaonos, o Badiinho foi atrás de informações referente ao atendimento das agências bancárias e casas lotéricas, e conforme apuramos, a Caixa Econômica Federal de nossa cidade optou em não manter os atendimentos aos clientes durante a vigência do novo decreto, mas deixaram a escolha de seus correspondentes, no caso, as casas lotéricas de abrirem ou não.
O Badiinho também conversou com o proprietário de uma agência lotérica em Catalão, o qual explicou o seguinte: “As agências da Caixa não estão abertas nessa semana, a não ser que seja por força de alguma decisão, mas caso contrário eles não irão abrir, mas deram o livre arbítrio para abrirmos ou não, desde que se obedeça o decreto, e quais os critérios que estamos adotando aqui. Na minha casa lotérica são seis caixas, os quais estão trabalhando direto, as funcionárias estão aqui operando esses caixas, e a média de atendimento gira entorno de 40 segundos a 1 minuto, ficando uma pessoa na porta com álcool em gel, aferindo a temperatura também, e a pessoa só entre depois que a pessoa tem as mãos higienizadas e comprovada que a pessoa está de máscara”, disse o proprietário de uma casa lotérica no bairro São João.
O proprietário também disse que pelo lado de fora, foram demarcadas no piso a distância de segurança entre cada cliente, e é permitido a entrada de no máximo 6 pessoas dentro do estabelecimento e o atendimento é feito o mais rápido possível, pois o intuito é evitar que a pessoa fique dentro ou próximas a agência sem a necessidade, explicou.
“Pedimos aquelas pessoas que não tem conta vencendo, ou até mesmo que vai vencer ainda na próxima semana, que deixem para ir até a lotérica já na data do pagamento. Hoje é um caso atípico, pois a cidade inteira, principalmente aquelas que não são adeptas ao uso de aplicativos, ficaram sem pagar suas contas, e por isso o registro de grande movimento, e por isso é que reforçamos o pedido para que deixem para pagar suas contas, e nossa intenção é garantir um atendimento rápido e seguro”.
Ver essa foto no Instagram
Sobre a questão dos agendamentos, Helder explicou que “as vezes não é possível agendar para 1 hora por exemplo, pois segundo ele, pois o caixa fica parado esperando a pessoa, por isso adotamos esse sistema de atender a cada seis pessoas, explicou Helder Castro, proprietário de casa lotérica no bairro São João, em Catalão.
O Badiinho também rodou em algumas casas lotéricas da cidade, observando o mesmo sistema adotado pelo Helder em praticamente todas as agências lotéricas. De acordo com os donos de casas lotéricas, devido à grande demanda de pessoas que ficaram sem pagar suas contas, seria impossível trabalhar com sistema de agendamento, restando eles apenas, a trabalhar o controle de pessoas dentro e fora de seus estabelecimentos.
AGÊNCIAS BANCÁRIAS
Conforme acima narrado, as agências da Caixa Econômica Federal de Catalão, não estarão prestando atendimento ao público durante a semana, porém, alguns bancos privados optaram por fazerem o atendimento mediante agendamento.
SOBRE O NOVO DECRETO
O novo decreto municipal, publicado no último sábado (13), mas entrou em vigências hoje, segunda-feira (15), permitiu o funcionamento das atividades econômicas no município pelo sistema de retirada no balcão e delivery. O serviços considerados no decreto anterior, como o funcionamento dos supermercados e congêneres (seg à sab das 06h às 20h), clínicas de saúde (exceto de estética) mediante agendamento, casas agropecuárias, clínicas veterinárias, distribuidoras de gás de cozinha, postos de combustíveis, borracharias e oficinas mecânicas nas margens de rodovias, continuam permitidos os seus funcionemos.
Já com relação aos órgãos públicos municipal, estadual e federal, bem como as agências bancárias e lotéricas, de acordo com o decreto podem funcionar mediante a agendamentos.
A proibição da venda de bebidas alcoólicas e o chamado toque de recolher entre às 20h30 às 05h, também foram mantidos.
Escrito por: Badiinho Filho