Por conta do período de frio, Secretaria de Saúde de Goiás reforça para que população se imunize contra a Influenza, vírus da gripe.
Procurada pelo Badiinho, a coordenadora de vacinas da Secretaria de Saúde do município de Catalão, Ariana Martins, informou que os estoques estão em quantidade considerável, e disponíveis nos postos de saúde de toda a cidade, incluindo os dos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde.
A vacina da gripe está liberada para a população de Catalão em geral, a partir dos 6 meses de vida desde o final do mês de junho, e podem ser encontradas nas Unidade Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 07h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.
Uma pergunta frequente, é se quem tomou a dose da vacina contra Covid-19, pode receber a vacina da gripe ou qualquer outro imunizante. A resposta é que sim, pode tomar, inclusive no mesmo dia, desde de que a pessoa não apresente quadro febril, afirmou ao Badiinho, a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Ariana Martins.
Desde março desde deste ano, uma normativa foi editada pelo Ministério da Saúde (MS), extinguindo a exigência de intervalo para pessoas que foram vacinadas contra Covid-19.
Com relação a aplicação da vacina da gripe em pessoas com infecção por covid, a mesma nota técnica do dia 17 de março deste ano, afirma que elas poderão receber outras vacinas, incluindo a vacina da influenza, isso após melhora clínica do quadro agudo e ausência de febre.
Leia também:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE REFORÇA PEDIDO PARA QUE POPULAÇÃO GOIANA SE VACINE CONTRA GRIPE
Antes acessível apenas para grupos de maior risco, agora a vacina contra gripe de forma gratuita está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, nas salas de vacina dos 246 municípios goianos. A vacinação é o principal meio de prevenção contra a Influenza, vírus causador da gripe que se dissemina com maior facilidade nesse mês de julho, marcado por baixas temperaturas e clima seco.
Especialistas explicam que no inverno são comuns a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica, fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas. Também nos dias frios, as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de vírus.
A gripe é caracterizada por febre associada a coriza, tosse, dores musculares e de cabeça, e que pode evoluir para quadros graves, como pneumonia. Com a baixa cobertura vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) convoca as pessoas que ainda não se vacinaram a procurarem as salas de vacinação instaladas nos municípios. A imunização é necessária, principalmente, para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, considerados grupos de risco.
A campanha de vacinação contra a Influenza teve início em 4 de abril, para grupos prioritários, e em 25 de junho foi ampliada para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade. A SES recebeu 2.474.400 doses da vacina, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, das quais já aplicou 1.219.718 doses.
Publicado por: Badiinho Moisés