O MDB reúne a sua executiva nesta quinta-feira (16) para divulgar o resultado da consulta interna no partido, sobre o convite do governador Ronaldo Caiado para compor sua chapa majoritária em 2022. Na composição, caberá ao partido do ex-prefeito Iris Rezende indicar o candidato a vice, que deverá ser Daniel Vilela. Segundo o produtor rural Antônio So, que participa da totalização das manifestações recebidas dos departamentos dos diretórios municipais e os segmentos Mulher e Juventude, a estimativa feita até o final da tarde desta quarta-feira (15) é que o apoio à aliança poderá beirar a 95% dos votantes.
Segundo Antônio So, o resultado da sondagem será levado em seguida ao governador, com o qual será agendado o anúncio com as presenças dos prefeitos, deputados e representantes dos diretórios municipais, lideranças e demais convidados, bem como o formato do evento.
O convite ao MDB para participar da chapa majoritária com o DEM foi oficializado pelo governador Ronaldo Caiado, no dia 20 de agosto, na sede do partido no Setor Aeroporto. Antes, 27 dos 28 prefeitos emedebistas entregaram uma carta assinada por eles ao presidente do partido, de Daniel Vilela, defendendo a aliança com a sugestão para que o dirigente fosse o vice, o que deverá ocorrer na composição.
Adversários históricos em Goiás, MDB e o governador Ronaldo Caiado viveram a primeira experiência de aliança em 2014, quando o democrata foi eleito senador. Em 2018, no entanto, a experiência foi interrompida com decisão de Daniel em concorrer na disputa pelo governo. Mas em que pese o fato de terem sido adversários um do outro naquela eleição, foi uma disputa de bom nível que não extrapolou os limites a ponto de impedir reaproximação que está ocorrendo agora. O ex-prefeito Iris Rezende tem sido o grande artífice desta para a composição desta aliança. Detalhe: desta feita a aliança entre MDB e o governador Ronaldo Caiado possui ingrediente indicando que não será por apenas uma eleição e que poderá durar décadas.