“Nossa! Foi uma emoção muito grande. Desde que eu fiquei sabendo que a crônica ia para a edição do livro eletrônico e para a live, foi muito emocionante”! A frase é da Aluna Beatriz Pereira Rodrigues, ganhadora da Olimpíada Nacional de Português do ano passado, da Escola Municipal Nilda Margon Vaz, localizada no bairro Castelo Branco em Catalão, logo depois que sua crônica, O Apanhador de Acalantos, foi interpretada pelo cantor e compositor Gilberto Gil, na live, ontem (25) promovida pelo projeto Leia para uma Criança do Banco Itau. Para ela, o grande prêmio já tinha conquistado que foi o 1º lugar da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa.
Declarando que sua maior paixão são a leitura e escrita, Bia, como é conhecida, disse que sua crônica teve como foco as diferenças e ao mesmo tempo entre idosos em adolescentes, quando o assunto é solidão. “Eu quis mostrar hoje, como nós, a Geração Z somos parecidos com os idosos”, relatou. Sua obra em versão online foi uma adaptação de Carolina Moreyra com ilustrações de Gabriela Martins Peixoto.
Em sua crônica, que teve o acompanhamento da professora Vânia Rodrigues Ribeiro, a estudante contou uma rotina de um um senhor já na terceira idade em suas idas e vindas em uma feira livre que acontece às terças-feiras junto ao prédio da Prefeitura. “Eu quis mostrar as formas de compreensão da solidão”.
Para a diretora da escola, Daniela Rezende, esse é o resultado que envolve toda a comunidade escolar: “Sem dúvida, é um trabalho que não é feito apenas com uma aluna. É um trabalho feito com todos os alunos, na produção de texto, leitura, do produzir dentro da escola mesmo. Existe toda uma qualidade, um primor pela qualidade no ensino que é o que a gente faz dentro das unidades. Nós temos muito zelo, nosso olhar é muito para o aluno, para o processo de aprendizagem do aluno. Então dali, saíram excelentes textos, tanto que esse selecionado passou por toda essa etapas e chegou ao nível nacional. Um texto de excelente qualidade e o trabalho feito com a Beatriz foi feito com todos os alunos da escola”, resume, sem deixar de lado o apoio recebido pelo corpo docente e diretor da escola, da Secretaria Municipal e poder Executivo. Para o secretário municipal, Leonardo Santa Cecília, o mérito é de todo corpo docente e da direção e do compromisso em valorizar a educação. “O êxito deste trabalho é muito fruto da competência dos professores e demais colaboradores da rede municipal de ensino que estão se sentindo livres e incentivados em desenvolver projetos que dignificam a educação catalana”, finalizou.
Mais informações sobre o projeto, acesse: www.euleioparaumacrianca.com.br
Escrito por: Cristina de Mesquita