Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que os alunos da rede pública estadual de Goiás obtiveram uma média superior à nacional na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A média dos estudantes goianos foi de 573,8 pontos, superando a média do Centro-Oeste, de 568,4, e a nacional, de 567,8 pontos.
A avaliação das notas de redação pelo MEC é baseada em cinco critérios: domínio da escrita formal da Língua Portuguesa, compreensão do tema, organização das ideias, coesão e coerência, e proposta de intervenção. “Essas notas refletem a capacidade dos nossos estudantes em entender e desenvolver o tema proposto na Redação do Enem, além de evidenciar o relevante trabalho dos nossos professores”, afirmou Alessandra Almeyda, diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A média dos alunos da rede estadual de Goiás na Redação do Enem apresentou um crescimento significativo, passando de 549,1 pontos em 2022 para 573,8 em 2023. “Avançamos mais de 24 pontos”, destacou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
Além da Redação, os alunos da rede pública estadual de Goiás também obtiveram boas médias em outras áreas de conhecimento: 496,5 pontos em Ciências Humanas, 473,0 em Ciências Naturais, 503,0 em Matemática, e 496,3 em Linguagem e Códigos.
Participação dos Alunos
Os dados do MEC também indicam que Goiás está entre os estados com maior número de estudantes inscritos no Enem 2023, ocupando a segunda posição em participação nas provas.
A secretária Fátima Gavioli ressaltou a importância da promoção da equidade na Educação pública estadual, uma diretriz do governador Ronaldo Caiado desde 2019, que busca garantir o acesso e condições de igualdade para todos os estudantes de Goiás. “Esses bons resultados são fruto da determinação em promover uma educação pública de qualidade e equitativa”, afirmou Gavioli.
Escrito e publicado por: Badinho Moisés/Com informações da Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás