A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou hoje (11) que os testes da vacina contra Covid19 serão retomados no Brasil em parceria com o laboratório chinês Sinovac. “A ANVISA informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantã”, disse nota da Agência.
Os testes ficaram suspensos por dois dias, depois que um voluntário morreu. Na primeira nota informativa, a Agência disse que suspendeu por motivo adverso grave. E que não divulga o motivo em respeito à família. Para o Instituto Butantã, a retoma significa uma “excelente notícia” e que os estudos devem ser retomados o mais breve. “A Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG [evento adverso grave] inesperado e a vacina”, disse parte da nota publica hoje.
Os testes são fruto de um acordo entre o Estado de São Paulo, por meio do Instituto Butantã, e o laboratório Sinovac que tem a tecnologia. O governo comprou 46 milhões de doses da Coronavac.
Escrito por Cristina de Mesquita com informações do G1.globo.com