Nesta manhã de terça-feira (15/08), uma extensa interrupção no fornecimento de energia elétrica afetou quase todos os bairros de Catalão e diversas outras localidades em Goiás, bem como no Distrito Federal e em outros 19 estados. O incidente, que durou aproximadamente 30 minutos, foi resultado de um apagão nacional, conforme apurado pelo Badiinho.
A Equatorial, companhia energética de Goiás, confirmou a ocorrência do apagamento e está em processo de levantamento para determinar o número exato de cidades goianas que foram impactadas. Além de Catalão, moradores de várias outras cidades, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Anicuns, Luziânia e Vianópolis, informaram quedas de energia por volta das 8h30, horário coincidente com a interrupção em Catalão.
De acordo com informações preliminares divulgadas em comunicado pela Equatorial Goiás, o apagamento foi provocado pelo acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção da rede elétrica projetado para minimizar as perdas no sistema.
Além das localidades em Goiás, o apagão teve impacto no Distrito Federal e também afetou estados como Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro , São Paulo, Pará, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
A Equatorial informou que o fornecimento de energia foi normalizado nas cidades goianas e que o Ministério de Minas e Energia está empenhado em investigar as causas desse incidente de larga escala. Leia abaixo a nota na íntegra da Equatorial encaminhado ao Badiinho:
O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.
Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Em todos os Estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada. O grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés