O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), apresentou na última terça-feira (16/05) o aplicativo Mulher Segura, que visa fortalecer a segurança das mulheres no estado. A iniciativa foi divulgada em uma solenidade realizada no auditório da SSP e se junta a outras medidas já implementadas, como o Pacto Pelo Fim da Violência Contra A Mulher, a criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem), o Protocolo Todos Por Elas em estabelecimentos comerciais, e a expansão do Batalhão Maria da Penha para todos os 246 municípios goianos.
O aplicativo Mulher Segura permitirá que mulheres em situação de perigo solicitem ajuda, acompanhem o deslocamento da viatura policial e compartilhem sua localização com os policiais. “A mulher poderá acompanhar em tempo real a localização da viatura, o que proporcionará maior tranquilidade. Não há luta por igualdade sem um combate severo e eficaz à violência doméstica”, explicou Gracinha Caiado, primeira-dama do Estado de Goiás e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG ) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
Durante o lançamento do aplicativo, Gracinha Caiado destacou o trabalho da atual gestão do Executivo no combate a esse tipo de violência. Ela ressaltou que todas essas ações foram realizadas com agilidade para garantir um maior respaldo às mulheres. A primeira-dama também enfatizou que a nova tecnologia é abrangente e ajuda a prevenir tragédias, preserva as famílias e protege as mulheres.
O superintendente de Tecnologia em Segurança Pública da SSP, coronel Sebastião Nolasco, enfatizou que o aplicativo não substituirá as ações já existentes, mas será uma adição importante. Ele afirmou: “É mais um passo que o governo está dando para fornecer às mulheres mais uma ferramenta para acionar a segurança pública em momentos de perigo”.
A integração entre as forças de segurança e a força de segurança do Estado são fundamentais para aumentar a segurança das mulheres em Goiás. A delegada Ana Elisa Gomes Martins, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), destacou que o aplicativo complementa outras ferramentas e políticas públicas existentes. Ela enfatizou que foi desenvolvida para que a segurança pública possa responder imediatamente às necessidades das mulheres.
O aplicativo Mulher Segura está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Ele requer um cadastro e autenticação de acesso, possui um botão de pedido de ajuda na tela principal e, ao ser acionado pela mulher, um atendente confirma a ocorrência e envia uma viatura policial para prestar atendimento emergencial.
Publicado por: Badiinho Moisés