Movimentos de direita e apoiadores da Lava Jato protestam neste domingo (17.mar.2019) em vários Estados contra decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou a competência da Justiça Eleitoral para julgar processos da Lava Jato que envolvem crimes comuns ligados a crimes de caixa 2. Os atos são realizados no mesmo dia em que a operação completa 5 anos de atuação.
A decisão dos ministros foi por 6 a 5 na última 5ª feira (14.mar.2019) e foi alvo de críticas de políticos, principalmente do PSL e de apoiadores da operação.
O movimento que mais inflou o pedido para a população ir às ruas é o o MBL (Movimento Brasil Livre), apoiador explícito da Lava Jato. O grupo convocou manifestações em 19 Estados e no Distrito Federal.
Também houve convocação por parte dos movimentos Vem Pra Rua, Nas Ruas, Direita Cascavel, Endireita Fortaleza, Direita Zona Norte Rio De Janeiro e Vem Pra Rua Floripa.
Há registros de protestos em: Brasília, Rio de Janeiro, Campinas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Osasco (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Espírito Santo e Belo Horizonte (MG).
Os manifestantes se vestem com as cores verde e amarelo da bandeira do Brasil. Há muitos ainda com camisetas com a imagem do presidente Jair Bolsonaro.
Em Brasília, cerca de 100 pessoas, de acordo com a estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, protestaram nesta manhã na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF. Há entre os manifestantes 1 caixão escrito “Lava Jato”, em crítica à medida do Supremo. Também há faixas com os seguintes dizeres:
“STF, Quem matou a Lava Jato?”;
“STF, puteiro do PT”;
“Contra STF corrupto”;
“Gilmar Mendes, impeachment”;
“Tenho vergonha do STF”;
“STF qual é o teu negócio, sabemos quem são os teus sócios”.
Os manifestantes também gritaram: “Fora Marco Aurélio”; “Fora STF”; “Fora Lewandowski”.
No final do ato, os manifestantes jogaram papel higiênico na direção do STF. A Corte Suprema ficou com vários rolos de papel jogados na frente.
Escrito por: Redação/Poder 360