A mineradora CMOC se comprometeu a acertar as obrigações trabalhistas com todos os funcionários demitidos, o que deve acontecer através da Justiça do Trabalho. A informação foi dita pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat). Na sexta-feira (12), haverá uma audiência para homologação do acordo com a CMOC.
A promessa acontece depois de protestos e negociações. Na última quinta-feira (4), trabalhadores tentaram impedir a saída de um ônibus ocupado por um grupo de chineses membros da diretoria que seguia em direção à mineradora.
Leia também:
Os trabalhadores que estão em Catalão estavam sendo recebidos na sede do Simecat pelos advogados do sindicato e da CMOC para regularizar a situação.
Os colaboradores, que já estão em suas cidades de origem, também receberão o que lhes são de direito, e estão sendo orientados por telefone sobre os procedimentos necessários.
“Os colaboradores têm passado por momentos difíceis, pois a NIPLAN fez dezenas de desligamentos, mas não efetuou o pagamento de obrigações trabalhistas. Em hotéis e alojamentos, eles aguardavam os acertos. Muitos sem dinheiro para voltar para as cidades de origem. Outros deixaram Catalão, mas também não receberam os direitos pelo tempo de trabalho na NIPLAN”, disse o Simecat.
De acordo com sindicalistas, primeiro a Niplan acusou que tinha dinheiro a receber da CMOC, e que depois disso a CMOC rompeu o contrato com a empresa. A partir daí todos os demais trabalhadores foram demitidos pela Niplan. Na ocasião, os sindicatos e a mineradora chegaram a firmar um calendário de pagamento, contemplando todos os trabalhadores desligados, o que não foi cumprido pela Niplan.
Publicado por: Badiinho Moisés