As aulas da rede pública estadual de ensino de Catalão e da região, retornarão no próximo dia 22 de janeiro. A Coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte de Catalão, Maria da Glória Silva Mesquita, informou a produção do Blog do Badiinho, que os alunos matriculados ou não na rede pública estadual de ensino, tiveram prazo do dia 27 de novembro ao dia 29 de dezembro de 2017, para solicitarem as matrículas.
O próximo passo será a confirmação e efetivação das matrículas, a serem feitas nos colégios estaduais optados como primeira opção pelos próprios alunos, ou por seus responsáveis, do dia 15 ao dia 19 de janeiro.
Maria da Glória também informou ao Blog, que na rede pública de ensino existem verbas específicas para a aquisição de material escolar, tais como livros, cartolina, dentre outros utilizados no decorrer do ano letivo. É necessário apenas o aluno levar um caderno de matérias, lápis, borracha e uma caneta, ou seja, o básico do básico.
Em Catalão são 19 unidades de ensino estadual, incluindo as dos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. Na região, soma-se um total de 34 unidades educacionais do Estado.
Educação: alunos novatos que perderam prazo de solicitação de vagas terão nova chance
Estudantes novatos que perderam o prazo de solicitação de vagas na rede pública estadual deverão procurar diretamente a escola de seu interesse, a partir do dia 19 de janeiro, para saber sobre a disponibilidade de vagas na instituição de ensino. Para agilizar o processo, caso a unidade educacional tenha a vaga, é necessário levar Registro de Nascimento, comprovante de endereço atualizado, CPF do aluno ou responsável por ele, Histórico Escolar e informar a série e turnos pretendidos.
De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), o período de solicitação de vagas para os alunos novatos teve início no dia 27 de novembro e foi encerrado no dia 29 de dezembro de 2017.
Márcia Carvalho, gerente de Avaliação da Rede Escolar, informa que atualmente a Seduce está promovendo a alocação dos estudantes que solicitaram suas vagas pela internet. O processo se estenderá até o próximo dia 15 de janeiro. Entre os dias 15 e 19 deste mês será realizada a confirmação e efetivação das matrículas.
Para confirmar o interesse pela vaga, o aluno que já solicitou deve entrar no site www.matricula.go.gov.br, digitar o número de sua matrícula, quando será informado para qual das três opções de escola sua vaga foi disponibilizada. Com esse dado em mãos, o estudante deve procurar a instituição de ensino com os documentos pessoais e efetivar sua matrícula.
Para garantir maior agilidade e comodidade para pais, estudantes ou responsáveis, a Seduce informatizou todo o processo de matrículas, que permite que a solicitação de vagas seja feita exclusivamente por meio eletrônico: celular, tablet ou computador pessoal.
O sistema inclui as escolas de tempo regular e em período integral do Ensino Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já para as escolas militares e conveniadas é necessário ir diretamente à instituição de ensino.
(Comunicação Setorial da Seduce Goiás)
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução/Internet