Uma bebê de 6 meses foi levada para uma unidade de saúde em Anápolis, a 55 km da capital, com mais de 30 lesões no corpo. Assim que chegou ao local, devido ao grave estado de saúde, a menina precisou ser transferida para um hospital em Goiânia, onde permanece internada, até a manhã desta sexta-feira (14), em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respirando com a ajuda de aparelhos.
Veja o que se sabe e o que ainda falta saber sobre o caso:
Quando o caso veio à tona?
Quais sintomas a criança apresentava?
O que causou as lesões no corpo da bebê?
Quem causou as lesões?
O que disse o pai sobre as lesões?
O que disse a mãe sobre as lesões?
Já havia denúncias contra os pais?
Os pais foram presos?
Quais os próximos passos?
Quando o caso veio à tona?
O caso foi registrado na noite de segunda-feira (10), por volta de 22h30, quando a criança foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento Pediátrica, em Anápolis. No local, após perceber mais de 30 hematomas aparentes pelo corpo da menina, a médica suspeitou que ela fosse vítima de maus-tratos e acionou as autoridades.
Quais sintomas a criança apresentava?
Segundo a enfermeira chefe da Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico de Anápolis, Wanessa Gusmão, a bebê já chegou ao local com dificuldade para respirar. De acordo com a profissional, ela não respondia às avaliações neurológica, motora e respiratória feitas pela equipe médica.
O que causou as lesões no corpo da bebê?
Ao tomar conhecimento da situação, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar as causas e circunstâncias das lesões. Um exame de corpo de delito, que deve apontar o que causou os ferimentos, foi realizado na quarta-feira (12). No entanto, segundo a corporação, o laudo ainda não ficou pronto até a manhã desta sexta-feira.
Quem causou as lesões?
Segundo a delegada Kênia Duarte, ainda não há elementos suficientes que comprovem quem causou as lesões no corpo da vítima.
O que disse o pai sobre as lesões?
Em depoimento, o pai da bebê disse à polícia que pode ter machucado a filha “sem intenção”. Segundo a delegada, ele disse que pode ter ferido a menina quando estava com a bebê no colo e se abaixou para pegar um celular que estava na cama ou quando tentou reanimá-la ao perceber que ela não estava respirando.
O que disse a mãe sobre as lesões?
Ao Conselho Tutelar de Anápolis, a mãe não soube explicar o que teria causado os ferimentos na filha, segundo informou o órgão. Já a Polícia Civil informou que interrogou a mulher, mas que, por enquanto, não vai divulgar o que ela disse em depoimento para não comprometer o andamento das investigações.
Já havia denúncias contra os pais?
Conforme o Conselho Tutelar, não havia nenhuma denúncia anterior relacionada aos pais do bebê junto ao órgão. A Polícia Civil informou também que, antes da médica acionar as autoridades policiais, a corporação não tinha recebido nenhuma denúncia contra o casal.
Os pais foram presos?
Até a manhã desta sexta-feira, os pais da bebê não haviam sido presos. Segundo o Conselho Tutelar, a mãe está acompanhando a criança na unidade de saúde onde ela está internada.
Os nomes do casal não foram divulgados pela autoridade. Por isso, não foi possível a imprensa localizar a defesa deles para que se posicionasse.
Quais os próximos passos?
A delegada disse que o inquérito policial tem um prazo de 30 dias para ser concluído. Ainda segundo a investigadora, alguns vizinhos serão ouvidos pela polícia nos próximos dias.
Já o Conselho Tutelar informou que aguarda um parecer da Polícia Civil informando se o caso tem relação com maus-tratos para tomar as medidas cabíveis.
Escrito por: Redação/Fonte: G1 Goiás