Por meio de uma nota, o Bispo Diocesano de Ipameri Goiás, Dom Guilherme Antônio Werlang, comunicou a sua transferência para a Diocese de Lages em Santa Catarina. Dom Guilherme foi nomeado ontem, quarta-feira (07), pelo Papa Francisco, e a notícia publicada no Jornal “L’Osservatore Romano”.
Dom Guilherme tem 67 anos de idade e desde agosto de 1999, quando tomou posse, após nomeação do Papa João Paulo II, estava à frente da Diocese de Ipameri, que representa 19 municípios, incluindo Catalão.
Dom Guilherme irá conduzir a Diocese de Ipameri até o dia 11 de março e um novo bispo será nomeado para a cidade. Confira a nota do Bispo Dom Guilherme Antônio Werlang:
PARA QUE TODOS TENHAM VIDA”!
TRANSFERÊNCIA!
Bom dia, Diocese de Ipameri: Padres, Diácono, Religiosos e Religiosas, Leigos e leigas.
Assim como em 1999 Deus me chamou, por meio do Papa João Paulo II para deixar os trabalhos e vida na Congregação dos Missionários da Sagrada Família para vir a Ipameri como Bispo Diocesano de vocês e de todo o Povo que pertence aos 19 municípios de nossa Diocese, hoje está sendo publicada MINHA TRANSFERÊNCIA para a Sé Vacante –DIOCESE DE LAGES – em Santa Catarina.
Assim como eu disse SIM à vida cristã, à vocação religiosa e presbiteral e depois ao chamado da Igreja para a vida e ministério episcopal entre vocês, MAIS UMA VEZ ME SENTI NA OBRIGAÇÃO DE DAR MEU CONSENTIMENTO E SIM AO CHAMADO QUE ME FOI FEITO POR MEIO DO PAPA FRANCISCO.
A todos e todas, AGORA, HOJE, NESTE PRIMEIRO MOMENTO, sinto que devo dizer UM MUITTÍSSIMO OBRIGADO e um LOUVOR A DEUS E UMA PRECE DE GRATIDÃO A CADA UM E CADA UMA E POR TODA DIOCESE DE IPAMERI, mas também sinto que preciso PEDIR PERDÃO porque fiquei muito aquém do que realmente deveria ter sido entre vocês. Tenho consciência que tive e tivemos acertos e erros, mas conseguimos caminhar um bom tanto, tudo por graça de Deus e participação de muitos.
Na verdade eu não esperava mais uma transferência, agora que já estou com 67 anos e meio, mas assim como TODOS os Padres ao longo de todos estes anos deram seu SIM aos meus pedidos de transferências que, após consultas ao Conselho de Presbíteros, e TODOS sempre foram aos novos trabalhos, dispostos e com alegria, embora muitas vezes com seu coração doído e Paróquias chorando, TAMBÉM EU ESTOU SUJEITO A TRANSFERÊNCIAS E ATÉ POR COERÊNCIA, MAS AINDA MAIS POR CONVICÇÃO DE FÉ, DEI MEU SIM. Certamente com muito TEMOR, não com medo, porque confio em Deus. Não conheço nenhuma cidade da nova diocese. Já passei por algumas rodovias nos anos de 1980 e princípio de 1990 e só.
Em comunhão com todos vocês, PEÇO MUITA ORAÇÃO para minha pessoa e para minha nova MISSÃO.
Deus abençoe a cada um e cada uma e toda esta querida Diocese de Ipameri, que sempre será também muito minha diocese.
Agora também já deveremos começar nossas orações para que sem muita demora, seja nomeado novo Bispo Pastor para esta Igreja Particular de Ipameri.