Na manhã desta sexta-feira (07/01), o Corpo de Bombeiros realizaram um trabalho preventivo de vistoria nas represas localizadas nas proximidades do perímetro urbano da cidade de Catalão, afim de sejam evitados rompimentos desses reservatórios, como ocorreu em janeiro de 2020, onde o rompimento de três represas quase terminou em uma grande tragédia.
De acordo com a comunicação do 10º Batalhão Bombeiro Militar, em Catalão, onde também funciona a Defesa Civil, o monitoramento de todas as represas de grande volume que estão dentro do perímetro urbano, se fez necessário devido as constantes precipitações hídricas (chuvas intensas) registradas nas últimas 48 horas.
Os bombeiros confirmaram que nesses monitoramentos, foram observados o volume que essas represas se encontram, a captação e a saída de água em seus vertedouros.
“Também estamos acompanhando os níveis e os possíveis riscos que podem trazer para a população que moraram em áreas próximas dessas represas”, afirma a nota técnica assinada pelos Sargentos Leonardo e Nascimento do 10º BBM, a qual foi divulgada para a imprensa nesta sexta-feira (07).
Os bombeiros informaram que a constatação das vistorias, apesar das últimas chuvas, foram de que os níveis dos reservatórios monitorados estão dentro da normalidade.
Três represas romperam nas chuvas de janeiro em 2020
Uma chuva esperada para 15 dias caiu sob a cidade de Catalão na madrugada do dia 29 de janeiro de 2020, provocando o rompimento de três represas, sendo a primeira que se rompeu, foi em um condomínio de luxo da cidade. Na sequência, outras duas represas de propriedades particulares também se romperam, mas que por sorte, o volume de água das mesmas parou na represa do condomínio Campo Belo, que transbordou e atingiu uma outra represa, chamada de represa da bica, localizada na região sudeste da cidade, evitando que todo o volume de água fosse descarregada na represa do Clube do Povo, o que poderia ter provocado o seu rompimento.
Na época, a prefeitura de Catalão com o apoio de um mineradora teve que fazer um trabalho de drenagem na represa do Clube do Povo para que fosse evitado um possível rompimento.
Leia também:
-Três represas se rompem com temporal que caiu em Catalão, e represa do Clube do Povo é monitorada
-Drenagem está sendo realizada na represa do Clube do Povo
-Depois de 14 dias, tubos são retirados e trânsito é liberado na Avenida da represa do Clube do Povo
Publicado por: Badiinho Moisés