Com o período de estiagem o Corpo de Bombeiros de Catalão está bastante preocupado com as queimadas, principalmente na zona rural da região sudeste. Em Três Ranchos, cidade turística que não existe um Batalhão do Corpo de Bombeiros, militares do 10º Batalhão de Bombeiro Militar de Catalão 10º BPM, realizaram um treinamento com 40 moradores, e agora no caso de incêndio, eles é quem serão chamados para combater os focos iniciais das chamas.
Nessa época do ano a exemplo de boa parte do país, a nossa região tem sofrido com as queimadas, bastando apenas uma fagulha para as chamas tomarem conta de uma grande área. O fogo destrói o meio ambiente e traz prejuízos imensos para todo mundo.
Para combater o incêndio a vegetação na cidade de Três Ranchos, com este treinamento promovido pelos militares o trabalho será bem mais rápido e com eficiência, pois a comunidade passou a contar com gente preparada para apagar aqueles focos que podem se transformar em um grande incêndio.
“É complicado, porque o fogo vai pegando e vai sentindo o calor, o abafador não é maneiro, é feio, tem que ter muito preparo porque se não dá conta não”, disse o funcionário público
Os brigadistas foram treinados pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Catalão, cuja a base da corporação fica a cerca de 40 minutos de carro de Três Ranchos, tempo que pode representar muito para um deslocamento de emergência.
“A função da brigada é isso, dar esse combate inicial e fazer o controle até a chegada do Corpo de Bombeiros. Não havendo a brigada, as chances de haver um incêndio generalizado é muito grande”, disse o Bombeiro Militar, Adelson de Camargo, em entrevista ao repórter Alaor Rodovalho da TV Anhanguera de Catalão.
Escrito por: Redação/Com informações TV Anhanguera de Catalão
Fotos: Reprodução