Escrito por: Portal 730
A operação carnaval do Corpo de Bombeiros, que está em sua 27° edição em 2015, já registrou até o momento 1796 ocorrências durante o período festivo. A informação foi dada pelo Coronel da Corporação, Martiniano Gondim. Os números totais da operações serão oficializados à partir do meio-dia dessa quarta-feira (18), quando se encerra a operação.
Dentre as ocorrências, 26 foram causadas por morte. Foram 10 motivadas por trânsito, oito afogamentos, quatro armas de fogo, três emergências clínicas e uma arrastada pela chuva, em Goianésia. O que mais chamou a atenção do Corpo de Bombeiros foi o número de mortes causadas por afogamento, que subiu de cinco casos em 2014 para oito em 2015, mais do que uma morte por dia de feriado.
O Coronel Martiniano Gondim é quem revela a surpresa da Corporação com os afogamentos: Tivemos mais de uma morte por dia por afogamento, é realmente preocupante e nos chamou muito a atenção. Percebemos que o consumo de álcool estava ligado com alguns casos, mas a imprudência foi o principal motivador. Existem muitas festas em barcos e rios ou lagos, e o uso de colete, principalmente em embarcações, é essencial”, avalia.
Apesar disso, ele classifica a atuação dos bombeiros como muito boa no carnaval de 2015: Sempre tivemos muita dificuldade para manter a segurança no carnaval, é sempre a mesma coisa todo ano. Trabalhamos demasiado na parte de prevenção e ainda assim é difícil. Esse ano aumentamos o número de postos para 75, além de todas nossas unidades ficarem à disposição. Foi um efetivo de 493 bombeiros e, no geral, a atuação foi muito boa”.