Após 12 horas de viagem, as equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás chegaram a Brumadinho e já estão empenhadas nas atividades de resgate e salvamento das vítimas nas barragens que deslizaram na cidade.
Por volta das 5h30min deste domingo, 27, o alarme de evacuação da barragem foi acionado pelo risco de rompimento de outra barragem na região. Neste instante, os bombeiros goianos auxiliam os bombeiros mineiros na retirada dos moradores que estão próximos a barragem para áreas mais altas da cidade. Em virtude das condições climáticas e do risco de rompimento da outra barragem, as buscas estão suspensas.
No início da manhã, a Defesa Civil alertaram para que 24 mil pessoas deixassem suas casas em Brumadinho, na Grande BH. Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação, as áreas de maior risco são os bairros Pires e Novo Progresso, o Parque da Cachoeira e o Centro da cidade. Para dar conta do número de pessoas estimado pelos bombeiros, foram estabelecidos três pontos de segurança: a igreja matriz de São Sebastião, o Quartel da Polícia Militar, no Bairro Progresso e o Morro do Querosene. Em caso de vazamento, entre 3 e 4 milhões de metros cúbicos de água chegarão à cidade.
Escrito por: Redação/Informações CBMGO e EM