As obras de duplicação da ponte Wagner Estelita Campos, realizadas pela Eco050 no km 314 da BR-050, divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, atingiram uma nova etapa. Na última semana, 25 vigas foram lançadas com até 96 toneladas e 44 metros de concreto armado.
A operação exigiu o apoio de guindastes e treliças lançadeiras (equipamentos automotores) que levaram 15 dias para a montagem. Cada etapa do lançamento foi prevista e estudada por equipes de técnicos e engenheiros. Em média, duas vigas foram lançadas por dia.
Mesmo em período de pandemia, com a Covid-19, a concessionária adotou e orientou as empresas terceiras sobre os protocolos de saúde necessários e manteve o ritmo de obras.
As próximas etapas serão de concretagem da laje da ponte e obras complementares, com previsão de conclusão em junho e liberação ao trafego juntamente com a duplicação do trecho, em setembro de 2021.
Depois de concluída, a nova ponte terá 170 metros de comprimento e vãos-livres de até 45 metros. Serão duas pistas de rolamento com 3,6 metros de largura cada, acostamento de 2,5 metros e passeio para pedestres de 1,5 metro na lateral.
As obras da Eco050 vão trazer mais conforto e segurança aos usuários, que terão uma BR-050 toda duplicada no percurso entre a cidade de São Paulo e o perímetro urbano de Catalão-GO. A região ganhará mais facilidades em um dos importantes corredores de escoamento da produção agroindustrial do sudeste goiano e Triângulo Mineiro.
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA, ASSISTA O VÍDEO INSTITUCIONAL:
Ver essa foto no Instagram
Obras constantes
A Eco050 já concluiu 91% das obras de duplicação no trecho goiano e executa, no momento, várias intervenções entre os km 314+200 e 309+400, em Cumari-GO, para finalizar a construção de 4,8 quilômetros de novas pistas entre o município e a divisa com Minas Gerais.
Além da nova ponte na divisa dos estados, estão previstas novas pistas, a duplicação de mais uma ponte no km 310+900 e um viaduto no km 311+600.
Escrito por: Redação/Comunicação da Eco-050