A BR-050 passou a contar com um novo sistema de fiscalização eletrônica. A partir de agora, motoristas que trafegarem acima da velocidade permitida poderão ser flagrados mesmo que reduzam apenas perto do radar. Isso porque os equipamentos medem a velocidade média ao longo de um trecho de 11 quilômetros.
Como funciona o radar de velocidade média
Dois radares inteligentes foram instalados entre os km 171 e 182, no sentido Uberaba (MG) a Delta (MG). Eles registram a hora exata em que o veículo passa por cada ponto. Depois, o sistema calcula automaticamente o tempo total gasto no percurso.
Se o motorista levar menos de oito minutos para completar o trecho — tempo mínimo para quem respeita o limite de 80 km/h — o sistema entende que houve excesso de velocidade.
Primeira rodovia federal concedida a usar o sistema
A BR-050 se tornou a primeira rodovia federal concedida a implantar esse tipo de tecnologia. A operação começou no dia 14 de outubro de 2024, em fase experimental. A então Eco050, hoje Ecovias Minas Goiás, enviou o comunicado ao Blog do Badiinho no dia 11 de outubro, anunciando a novidade.
Ação educativa com apoio da PRF
Logo no primeiro dia de funcionamento, a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram uma ação educativa no km 193 da rodovia. Eles orientaram os motoristas flagrados acima da velocidade e explicaram como funciona o novo sistema.
Segundo Bruno Araújo Silva, gerente de operações da Ecovias, esse tipo de radar é mais eficaz do que os fixos. “No modelo tradicional, basta o motorista frear perto do radar para evitar a multa. Agora, ele precisa manter a velocidade permitida durante todo o trajeto”, explicou.
Mais segurança e menos impacto ambiental
Além de reduzir acidentes, a tecnologia traz outros benefícios. Como o motorista precisa manter uma velocidade constante, há menos desgaste nos freios e embreagem. Isso também ajuda a economizar combustível e reduz a emissão de CO₂, o que favorece o meio ambiente.
De acordo com o inspetor José Rocha Neto, chefe da PRF em Uberaba, o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes no trecho mineiro da BR-050. Ele acredita que o novo sistema pode contribuir bastante para melhorar a segurança.
Uso ainda é educativo, mas deve virar oficial
Neste momento, a fiscalização serve apenas para fins educativos. No entanto, a Ecovias já articula com o Contran e a ANTT a regulamentação do sistema. Com isso, será possível aplicar multas aos motoristas que desrespeitarem os limites.
Além disso, a concessionária planeja expandir os radares de velocidade média para outros trechos da BR-050. Entre os locais previstos estão Uberlândia (MG), Catalão (GO) e Cristalina (GO).