Uma pesquisa recente realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta segunda-feira (13) revela que 55% da população brasileira não acredita que o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mereça uma nova chance como presidente em 2026. Em contrapartida, 42% dos entrevistados afirmam que ele merece uma nova oportunidade, enquanto 3% não souberam ou optaram por não responder.
O estudo, que entrevistou 2.045 pessoas, apresenta uma margem de erro estimada em 2,2 pontos percentuais. As entrevistas foram conduzidas entre os dias 2 e 6 de maio, abrangendo brasileiros com 16 anos ou mais em todos os estados do país. Analisando por faixa etária, a maioria dos grupos de 16 a 34 anos (57%) e de 35 a 59 anos (57%) considera que o presidente não merece um novo mandato.
Felipe Nunes, cientista político e diretor fundador da Quaest, destaca que, apesar de distante, a eleição de 2026 já começa a se desenhar. Lula precisará conquistar a confiança da maioria para ser considerado merecedor de mais uma chance. Enquanto isso, nomes da oposição estão trabalhando para ganhar visibilidade.
Além da avaliação sobre Lula, a pesquisa também indicou possíveis candidatos ao Palácio do Planalto. Caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja impossibilitado de concorrer, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é a preferida para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. É importante ressaltar que Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a pesquisa, 28% dos entrevistados apontaram Michelle Bolsonaro como a favorita para um embate contra o petista, seguida pelos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (24%); do Paraná, Ratinho Júnior (10%); de Minas Gerais, Romeu Zema (7%); e de Goiás, Ronaldo Caiado (5%). Cerca de um quarto do eleitorado (26%) não soube ou optou por não responder.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/ Com informações da matéria escrita pela jornalista Elysia Cardoso, do Diário de Goiás.