O advogado eleitoralista Bruno Pena está à frente da Chapa 2 – Coragem Pra Mudar, concorrendo à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Com uma sólida formação em Direito Público e destacada atuação em Direito Eleitoral e Municipal, Bruno promete uma gestão focada na valorização e na defesa intransigente da advocacia no estado.
Ao lado do candidato a conselheiro seccional de Catalão da OAB-GO, Caio Margon Cunha, que representa o município no sudeste goiano, ele promete revolucionar a entidade em Goiás.
“Nossa missão é garantir que cada advogado tenha as condições necessárias para exercer sua profissão com dignidade, independência e respeito. Não aceitaremos qualquer forma de agressão ou violação das prerrogativas da advocacia”, reitera Bruno Pena nos discursos feitos durante a campanha.
Propostas para uma OAB-GO forte e representativa
A candidatura de Bruno Pena apresenta propostas para atender tanto advogados em início de carreira quanto veteranos, com foco em gestão participativa, independência, e valorização da classe:
- Orçamento Participativo: Implementação de um modelo de gestão onde a OAB-GO ouvirá previamente a advocacia antes de definir o orçamento, garantindo que os advogados opinem sobre onde os recursos devem ser aplicados, promovendo uma gestão democrática e alinhada com as necessidades da classe.
- Apoio à Advocacia em Início de Carreira: Bruno Pena propõe a isenção de anuidade para advogados em início de carreira, com aumento progressivo para facilitar a inserção dos novos profissionais no mercado. Além disso, defende a criação de uma linha de crédito de fomento para o primeiro escritório, ajudando jovens advogados a estabelecerem sua atuação de maneira mais acessível.
- Piso Salarial da Advocacia: Proposta de um piso salarial que valorize e garanta uma remuneração digna aos advogados em Goiás, especialmente para aqueles que estão em início de carreira. A articulação será feita junto a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
- Defesa da Independência da OAB-GO: Garantir a autonomia da Ordem frente a qualquer influência externa, preservando a imparcialidade e a independência que a instituição necessita para representar efetivamente a advocacia.
- Auditoria e apoio à UHD (Unidade de Honorários Dativos): Promover uma auditoria em torno do pagamento das UHD ‘s para a advocacia dativa e evitar supostos favorecimentos nos pagamentos privilegiando grupos específicos, valorizando toda a advocacia.
- Defesa do Direito ao Porte de Arma: Equiparar os advogados a outras funções do judiciário, como juízes e promotores, garantindo acesso ao porte de arma e promovendo maior segurança no exercício de suas atividades.
- Defesa das Prerrogativas: Reforço na defesa das prerrogativas da advocacia, assegurando que nenhum advogado sofra abusos ou violações no exercício de sua profissão.
- Transparência e Governança: Implementação de uma gestão transparente e eficiente, com prestação de contas clara e participação ativa dos membros, fortalecendo a governança interna da OAB-GO.
- Formação Contínua e Inclusão: Criação de programas de capacitação para advogados e promoção de políticas de inclusão e diversidade, contribuindo para uma advocacia mais justa e representativa.
Publicado por: Badiinho Moisés