Com o cenário atual marcado pela constante evolução tecnológica e mudanças regulatórias, a área contábil enfrenta desafios e oportunidades que exigem dos profissionais um contínuo aperfeiçoamento e atualização. Em resposta a essa demanda, o Sebrae, em colaboração com a Fundação Brasileira de Contabilidade e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), está promovendo uma série de palestras visando a capacitação, atualização e promoção de networking entre os profissionais da área, com um foco especial na modernização.
Como parte desse ciclo, a cidade de Catalão, localizada no Sudeste Goiano, recebeu no último de junho, contadores e profissionais da área para um evento repleto de aprendizado. Francisco de Assis, vice-presidente de Fiscalização e Ética do CRC-GO, ressaltou a importância da busca incessante por conhecimento para garantir a qualidade e precisão dos serviços contábeis, além de proporcionar uma vantagem competitiva no mercado.
Fernanda Lobato, gerente da Regional Sul do Sebrae, também marcou presença no evento, reforçando o compromisso da instituição com os empreendedores por meio de missões empresariais, eventos e consultorias. “A capacitação contínua é um dos pilares do nosso trabalho. Oferecemos uma vasta gama de cursos, workshops e treinamentos que visam aprimorar as habilidades gerenciais e técnicas de todos vocês. Contem sempre com o Sebrae”, concluiu. A analista Sany Rosa complementou destacando a importância dos programas e capacitações oferecidos pela instituição.
A primeira palestra do evento foi ministrada pela contadora e consultora Eliane Moreira, que abordou a Escrituração Contábil Digital (ECD). Parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a ECD é uma iniciativa da Receita Federal que substitui os antigos livros contábeis em papel por um formato digital, trazendo diversos benefícios tanto para a contabilidade das empresas quanto para a administração tributária.
Na sequência, Benicio David discorreu sobre tributação nas micro e pequenas empresas, detalhando os impostos aplicáveis, explicando os regimes de lucro presumido e lucro real, e os benefícios do MEI e do Simples Nacional. “Regimes como o Simples Nacional e o MEI oferecem uma carga tributária reduzida e processos simplificados, permitindo que os empreendedores se concentrem no crescimento e na inovação”, afirmou. O consultor finalizou destacando as mudanças na reforma tributária e a importância de se manter atento às alterações.
O evento em Catalão demonstrou a relevância de ações como o Café Contábil, que visam manter os profissionais contábeis atualizados e preparados para enfrentar os desafios do mercado.
Publicado por: Badiinho Moisés